Prefeito Julio Lossio participa de audiência pública realizada pela Armup‏

Reunindo líderes comunitários, secretários municipais, poder legislativo e demais convidados foi realizada na tarde de hoje (27), pela Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), uma audiência pública, no auditório do Sest/Senat em Petrolina. Na solenidade houve ainda a presença do prefeito Julio Lossio, que fez a abertura do evento e exibiu a importância de se discutir metas e diagnósticos objetivando otimizar o sistema de abastecimento d’água e tratamento de esgoto sanitário do município e definir o Plano Municipal de Saneamento.

 A audiência pública oportuniza a população de Petrolina um plano de investimento ao longo dos 30 anos futuros, conforme previsto na Lei Federal n°: 11.445, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Dentre essas exigências estão a preocupação da qualidade dos aspectos econômicos, físicos, ambientais, de infraestrutura, diagnóstico social, entre outros.

De acordo com o Diretor-Presidente da Armup, Orlando Tolentino, após a apresentação do Plano Municipal de Saneamento e da discussão entre os presentes será solicitada a criação de um decreto pelo executivo. “Logo que definido as diretrizes apresentadas aqui com a participação de todos, levaremos as decisões para o gestor municipal e assim que acatado será assinado um decreto que passará a ser um direcionamento para o poder concedente estabelecer à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ou outra empresa que venha explorar o serviço de água e esgoto de nossa cidade”, explica.

“Como médico aprendi desde cedo que para tratamento de qualquer ente é necessário um bom diagnóstico. E hoje, através da Armup estamos apresentando a população de Petrolina o primeiro Plano Municipal de Saneamento de Pernambuco, que com esse documento poderemos sentar com a Compesa e com as Agências Reguladoras para discutirmos as ações e investimentos necessários para universalizar o atendimento e reduzir a tarifa com um trabalho eficiente para o município”, expressou o prefeito Julio Lossio.

O planejamento das ações apresentadas durante a audiência pública foi elaborado pela empresa vencedora da licitação para a criação do Plano Municipal de Saneamento no Município, Quíron Serviços Engendraria. A empresa atua a quase 10 anos oferecendo soluções eficientes e inovadoras de engenharia sanitária e ambiental para órgãos públicos e privados.

Texto: Élida Maria

Foto: Marcizo Ventura

 Blog do Banana
Deixe seu comentário