Humberto Costa poderá ser reeleito senador, caso Marilia Arraes seja a candidata do PT

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O senador Humberto Costa (PT) que se elegeu na eleição  de 2010 com  3.059.818 dos votos válidos  que correspondeu a 38,82% do pleito para o senado, mas ele vem insistindo sistematicamente  nos bastidores, numa possível reaproximação com o PSB, legenda liderada pela família Campos no estado.

O que o senador não está observando em sua possível tomada de decisão é que 40% do eleitorado não está disposto a votar em nenhum candidato na próxima eleição, conforme levantamento de pesquisas dos institutos Data Folha e Ibope. O que poderá beneficiar o petista se elegendo com a metade da sua votação, caso Marilia Arraes seja candidata a governadora, isso  por que na ultima composição das legendas no estado, o PT mostrou que tem voto consolidado, mesmo com o apoio e força politica  do ex-governador Eduardo Campos, o PT pode conquistar um das vagas ao senado.

Se pegarmos o resultado da eleição do Amazonas onde quase 50% do eleitorado não votou,  o que se confirma as previsões  dos institutos, isso seria uma boa pespectiva para a reeleição de Humberto Costa. Resta saber  se a direção do PT estadual não vai cometer o mesmo erro das eleições municipais de 2012 no Recife, onde o PT foi com muita sede ao pode e perdeu a eleição, tomando uma lavada de votos  do desconhecido Geraldo Julio que derrotou o então prefeito  João da Costa que tinha uma reeleição praticamente garantida para prefeito do Recife e que levou uma rasteira dos liados, perdendo ele e o próprio PT a eleição.

A maioria dos diretórios municipais, já declaram apoio a pré-candidatura de Marilia Arraes,  o que é praticamente irreversível a desistência, mesmo que ela ainda tenha que enfrentar uma disputa intetna para ser a candidata petista ao governo.

Related Posts