Maria Elena desce do palanque e envia nota sobre matéria que desqualificou carnaval de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A secretária petrolinense Maria Elena, depois de descer do palanque, enviou nota ao blog confirmando sua fidelidade ao grupo da família Coelho e enaltecendo o carnaval, mesmo sendo criticado pela maioria dos petrolinenses.
Confira o conteúdo da nota:
Em resposta a um texto publicado no blog, venho esclarecer alguns fatos. Primeiro, o autor do texto replicado pelo Blog do Banana fez indevidamente em meu nome afirmações e suposições que nunca saíram da minha boca, nem representam o que penso.
Em respeito aos leitores do blog, aos companheiros de trabalho e a toda a população de Petrolina, quero que fique claro: tenho excelente relação com o grupo político do prefeito Miguel Coelho. Sou vereadora licenciada para exercer a função de secretária de Cultura, Turismo e Esportes, com muito orgulho pela confiança dada pelo prefeito, que sempre me deu autonomia para gerir os recursos e as políticas necessárias que competem a cada setor sob o meu comando. Parece que o autor do texto quer ou criar inverdades para desestabilizar nosso trabalho ou desconhece a minha história e trajetória dentro da política, principalmente, dentro do grupo Coelho. Digo isso, pois não é a primeira vez que este blogueiro inventa falsas histórias, com intenções de desestabilizar a minha relação com o grupo ao qual faço parte e defendo com afinco.
Dito isso, gostaria ainda de fazer algumas colocações sobre as críticas feitas ao Carnaval de Petrolina. Como afirmar que o Carnaval de Petrolina deste ano, com uma grade plural, pode ser um fracasso com todos os cinco polos de folia lotados todos os dias? Será que as milhares de pessoas que curtiram em clima de alegria e paz todas as noites não foram percebidas pelo blogueiro ou ele ignorou simplesmente este fato apenas para atacar a gestão municipal? 
Como pode ter sido um fracasso, um carnaval de paz sem nenhuma ocorrência grave, com uma brilhante atuação da Polícia Militar e Guarda Municipal Civil, durante os quatro dias de festa de Momo? Nenhum homicídio registrado, apenas 22 atendimentos do
Samu por conta de excesso de álcool ou confusão pontual. Um número ínfimo se considerarmos quatro noites de polos lotados em vários pontos da cidade.
Como pode dizer que foi um fracasso um Carnaval com 93% de artistas locais cantando com muita animação para um grande público? Um Carnaval que valoriza a prata da casa e cujo o retorno do público foi comprovado não pode ser classificado de maneira tão distorcida. Esse tipo de discurso de um comunicador de Petrolina não ajuda a nossa própria produção local. Quer dizer, que só tem valor artistas de fora? É triste para nós, que traçamos programas diariamente para a cultura, vermos tais ataques a nossa classe artística. Antes, víamos os artistas da região com baixa autoestima, negligenciados. Mas agora que esses artistas estão sendo mais valorizados, a própria crítica local vem menosprezar a qualidade dessas pessoas que lutam para fortalecer o talento de nossa gente. Não tenho intenção de ensinar ninguém a fazer blog, nem impedir alguém de opinar, mas é lamentável que se diminua o talento de nossos artistas dessa forma.
Por fim, quero reforçar nossa plena convicção que dentro deste um ano de gestão, temos desenvolvido ações dentro da Secretaria que permitem mostrar que Petrolina é uma terra de Carnaval – resgatado pela atual gestão -, do melhor São João do Brasil e também é uma cidade de outros ritmos como o Rock, o MPB e o Gospel. Estamos também presenciando o fortalecimento da música instrumental, através do projeto Concertos Itinerantes e Populares, onde bairros mais afastados do centro e comunidades do interior puderam ter acesso a belíssimos concertos. Nossa cultura portanto está sendo revitalizada e valorizada. 
E não só isso, pela ação da Diretoria de Turismo, podemos lembrar as qualificações de profissionais que lidam com turistas diariamente e as restaurações de monumentos históricos, como o Cruzeiro da Praça do Galo e o ‘Brasil 500 Anos’ do programa Vivacidade; entre as ações da Diretoria de Esportes, destaco o sucesso da Copa de Futebol 7 Society, que reuniu mais de 90 times do interior, região ribeirinha, área de  sequeiro e zona urbana e a ampliação do Programa Movimenta Petrolina que proporciona gratuitamente atividade física para mais de 300 pessoas de todas as idades nos bairros João de Deus e José e Maria. 
Todo esse conjunto de atividades mostra, portanto, que fizemos muito e temos um imenso orgulho desse trabalho e do empenho diário de nossa equipe. Pode não ser o suficiente ainda, pois o povo de Petrolina é exigente e quer mais. Mas deixo claro que é apenas um belo começo, nosso empenho é enorme e nada irá nos abalar, nem mesmo as futricas desnecessárias. Pois, mais importante do que qualquer crítica infundada, está o nosso compromisso em corresponder à confiança depositada por cada petrolinense em nosso trabalho.
Maria Elena de Alencar – Secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina

Related Posts