Saúde

10 pessoas morreram em consequência da Aids em 2013 em Petrolina

imageNesta sexta (6) acontece em Petrolina o Dia ‘D’ fechando a Campanha Mundial de Luta contra a Aids. No Espaço Vida, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão sendo realizadas palestras e testes rápidos para detecção do vírus HIV, transmissor da doença. 447 pessoas estão em tratamento na cidade. Este ano, quatro novos casos foram registrados. 10 pessoas morreram em consequência da Aids.

“A equipe da secretaria de Saúde tem a preocupação de traçar estratégias de promoção e prevenção à saúde, durante todo o ano, mas nestes dias intensificamos a conscientização sobre prevenção e do tratamento da Aids. É tão simples se cuidar, se prevenir, basta usar preservativo durante a relação sexual” – esclarece a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Maria Raquel Costa.

A prefeitura deu início às ações preventivas e educativas como parte da campanha mundial. Além dos casos notificados, a Secretaria de Saúde acredita que os números vão além, já que muitas pessoas não sabem que têm a doença ou, mesmo tendo conhecimento, preferem não continuar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

O tratamento

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento de controle do vírus é feito através de coquetel, porém não existe um padrão específico. Como cada organismo responde de uma maneira diferente, o tratamento deve ser individualizado para que o resultado seja satisfatório. O acompanhamento médico da infecção pelo HIV é essencial, mesmo nos casos onde o infectado não apresenta sintomas.

O uso irregular dos antirretrovirais pode acelerar o processo de resistência do vírus aos medicamentos, por isso, toda e qualquer decisão sobre interrupção ou troca de medicamentos deve ser tomada com o consentimento do médico que faz o acompanhamento do soropositivo.Além disso, o médico é o responsável para indicar a frequência dos exames e das consultas.

Continuidade

Fora da campanha, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina continua o trabalho de detecção do vírus. Por isso, a Secretaria de Saúde disponibiliza, de segunda a sexta-feira, testes rápidos para HIV/AIDS. Os resultados saem em no máximo 20 min. O CTA também oferece exames para identificar outras doenças sexualmente transmissíveis. Todos os testes podem ser realizados gratuitamente.

Serviço

Endereço: Centro de Testagem e Aconselhamento / Av Fernando Goés, 02 – Centro

Telefone: (87) 3866 – 8555

Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30. (G1 Petrolina)

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress