A ideia é reforçar a Construção da Identidade das crianças através do Brincar
O Poeta dos excluídos Castro Alves, descreve em versos, a importância do livro para liberdade do pensamento: “Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar”. Aliado a essa proposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) de Lagoa Grande (PE), realizou sábado (28) na escola municipal Hélio Ferreira Maia – bairro Estátua, Curso de Formação Continuada (Leitura na Educação Infantil). 120 Professores da rede municipal de ensino da sede e do interior participaram do curso e receberam certificados.
Com o tema: O Prazer da Leitura se Ensina o Curso de Formação Continuada da Seduc que teve a carga horária de 5h, foi ministrado pelas professoras e facilitadoras, Iaponira Coelho, Ilma Freire e Mariza de Jesus. De acordo com as educadoras, o objetivo do evento foi refletir sobre as praticas docentes na formação de leitores e analisar estratégias de leituras visando à construção de uma pratica consciente de leitura infantil. Pois, como diz Castro Alves “o livro caindo na alma é germe que faz a palma é chuva que faz o mar”, destacou a professora Mariza.
Um dos textos que integrou o Curso voltado para educadores lagoagrandense por meio da ação didática com foco na construção da identidade através do brincar, é da Doutora em Educação de Brasília (DF), Adriana Maricato. Para ela “quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida das crianças maiores as chances de ela gostar de ler”. “Primeiro elas escutam histórias lidas pelos adultos depois conhecem o livro como um objeto tátil que ela toca e vê, e tenta compreender as imagens que enxerga”, diz o professor de Biblioteconomia da Universidade de São Paulo (USP) Edmir Perroti.
Essa é a primeira Formação Continuada dos Docentes em 2015, sendo que ano passado à ação da Gerência pedagógica da Seduc promoveu dois cursos direcionados aos professores da educação infantil de Lagoa Grande, na oportunidade duas turmas foram formadas.
Ascom Seduc
Blog do Banana