Desenvolvimento Agrário de PE trabalha na contramão da política agrícola do Governo Bolsonaro, disse o titular da pasta, Dilson Peixoto

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

No seminário ‘Todos por Pernambuco’, realizado hoje, 16, em Serra Talhada, sertão do Pajeú, o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, falou com exclusividade ao Blog sobre as ações da pasta. Ele registrou como a SDA vem atuando junto aos demais órgãos de pesquisas do Vale do São Francisco para trabalhar na diversificação das novas variedades de frutas na região com a produção de maçã e pera.

“Temos uma articulação estreita com a Embrapa que junto com o IPA e a secretaria de fazer esses testes com as novas culturas. E dentro de um novo orçamento, vamos trabalhar as cadeias produtivas e no São Francisco, vamos fortalecer junto aos pequenos produtores, com o IPA, realizar esse acompanhamento, treinando nosso extensionistas para esse trabalho”, frisou Dilson.

O titular da SAD ressaltou que tem conversado com o governador Paulo Câmara para esse novo modelo de contratação de carros pipa. “Temos um dívida que até 2017 era de R$ 4 milhões. Vamos montar um cronograma para realizar essa programação dos débitos anteriores e lançar um novo programa numa parceria conjunto com a Compesa”, considerou Dilson.

Dilson Peixoto ainda falou da ações da pasta em promoção das pequenas queijarias do estado. “Vamos juntos com a Univasf, Adagro que criou uma legislação desburocratizada sem grandes exigências para as pequenas queijarias e o caminho é ampliar essas facilidades para essa cadeia produtiva”, destacou o secretário, lembrando que o Governo de Pernambuco vai na contramão do Governo Bolsonaro na questão do mercado produtor, dando um basta aos agrotóxicos.

“A política do Governo Bolsonaro é um verdadeira desastre nesse campo, nós estamos nessa contramão. Quanto mais eles liberam agrotóxicos, mas a gente está trabalhando os nosso técnicos para mostrar que existe caminho contrário. Estamos apoiando os agricultores abrindo mercados e feiras agroecológicos. Estamos realizando essa política para criar na cidade do agricultor esse novo mercado”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

Related Posts