Eventos

1ª Feira de Ciências Humanas movimenta classe estudantil e comunidade

imagemRealizada durante todo o dia de ontem e a noite, 08, a 1ª Feira de Ciências Humanas do Centro Educacional Antônio Honorato – C.E.A.H, envolvendo todos os alunos da escola, professores, gestores, família e comunidade nas práticas educativas da feira, que segundo a coordenação geral do projeto, superou todas as expectativas. Várias salas com diversos temas voltados para agro ecologia, agricultura familiar, história, preservação ambiental, memória, artes, entre outros temas, e ainda a produção artística dos próprios alunos em pintura, artesanato, recital de poesia e apresentações folclóricas, como Terno de Reis e Roda de São Gonçalo.

De acordo com o coordenador geral da Feira de Ciências, Arnaldo Pacheco de Castro, também professor de História do C.E.A.H, foram realizadas outras feiras, mas voltadas para Ciências da Natureza, envolvendo disciplinas específicas, “mas essa é a primeira de Humanas e interdisciplinar, envolvendo múltiplos temas, com destaque para a história da cidade velha, Museu da Pessoa Viva, entre outros temas e áreas muito bem desenvolvidos pelos alunos da instituição”.

Ainda segundo Arnaldo, a feira surgiu da necessidade dos professores da escola realizar um movimento que envolvesse escola e comunidade em Ciências Humanas. “Da dificuldade de trabalhar a ciências humanas, cada história, sociologia, geografia, em cima do contexto do aluno e do contexto local, que é o município de Casa Nova”, explica. A Feira de Ciências Humanas desenvolveu como tema central: “CASA NOVA ONTEM E SUAS PERSPECTIVAS FUTURAS”, e cada disciplina trouxe um tema específico, onde alunos de diversas séries e idades montaram em sala de aula um verdadeiro centro de pesquisa.

Centro de Pesquisa

Para a gestora interina do C.E.A.H, professora Sioleide, “temos muito que comemorar, a feira superou todas as expectativas. A escola cumpriu seu papel e os alunos também, demos o suporte pedagógico, a orientação para que eles fossem atrás, e isso eles fizeram junto à prefeitura, à comunidade, à família, e deu muito certo”, festeja.

O coordenador geral da 1ª Feira de Ciências Humanas, Arnaldo Pacheco, considerando o bom resultado da feira, desenvolvimento dos alunos, visitantes, que segundo ele, foram registrados mais de 100 visitantes em menos de 1 hora, “só no museu, montado na quadra da escola, em 1 hora tinha mais de 180 visitantes”. E pensando nisso, o professor Arnaldo, juntamente com outros professores da escola, pretende reunir todo esse material de pesquisa mostrado na Feira de Ciências, num portfólio.

Todas as salas ocupadas, pátio e a quadra da escola, todo o espaço físico da instituição virou um verdadeiro centro de pesquisa, e como bem lembrou o professor Pacheco, um “Museu da Pessoa Viva”. Para a aluna do 2º ano, Quelen Tavares Braga, foi uma ótima oportunidade para os alunos e a comunidade conhecerem mais e melhor a história da cidade velha, identificar e preservar a cultura de um povo. “Apresentamos aqui alguns objetos de antigamente de Casa Nova velha, eu estou assim emocionada com algumas pessoas aqui, com a emoção de algumas pessoas ao olharem os objetos aqui em exposição”, disse, acrescentando sobre a importância da feira de Ciências para o seu aprendizado. “Aprendi aqui a valorização da pessoa, isso me tocou bastante, as coisas mais simples, isso pra mim é o mais importante e eu estou feliz com o resultado”, finalizou.

Ascom PMP

Blog do Banana

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress