Incerteza do abastecimento de água nos Projetos Irrigados do Sistema Itaparica é tema de Audiência em Brasília

Por Blog do Banana
A+A-
Reset

Um grupo de lideranças dos Projetos Irrigados, que fazem parte do Sistema Itaparica, participou de uma Audiência Pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília na última quarta-feira (11). O encontro teve como objetivo discutir a preocupante situação enfrentada pelos 45 mil reassentados nos Projetos Irrigados, que recentemente tem sofrido com o constante desabastecimento de água.

Até o último dia 21 de setembro, a Codevasf era a entidade responsável pela manutenção do sistema. No entanto, uma resolução foi emitida, transferindo essas responsabilidades para a CHESF, referentes aos projetos de Itaparica. Até o momento, a CHESF alega não ter oficialmente assumido tais responsabilidades, deixando essas 45 mil pessoas em uma situação de incerteza quanto ao abastecimento de água, tanto para irrigação como para consumo humano.

Esta semana, agricultores fecharam o Trevo do Ibó, em manifestação para chamar a atenção das autoridades do Governo Federal para o problema que tem afetado a economia local, além de prejudicar a vida cotidiana dos moradores. Na ocasião foi agendada uma reunião com o Superintendente da 3ªSR Codevasf, Edilázio Wanderley, que marcou essa audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Oportunamente a audiência debateu as preocupações dos reassentados e buscar soluções que garantam o abastecimento de água para essa comunidade. Lideranças do Projeto Zé Preá em Orocó, Projeto Fulgêncio de Santa Maria da Boa Vista, como também de Petrolândia/PE e Rodelas/BA, estiveram participando da reunião juntamente com deputados pernambucanos e baianos.

Saiba mais AQUI : 

Agricultores do Riacho do Pontal mantém luta por água na Barragem Lagoa da Pedra

Related Posts