Na 17ª Competição Regional Baja SAE – Etapa Nordeste, realizada no Senai Cimatec Park em Camaçari (BA) de 11 a 13 de outubro deste ano, os estudantes de engenharia que compõem a equipe Baajatinga, projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)/ Campus Juazeiro, se destacaram com o seu 7° protótipo do veículo apelidado de GOAT (Greatest of All Time). O trabalho consiste em um mini baja usado em competições contra outras universidades em pistas off-road (fora de estrada).
Conquistando seis premiações, o GOAT brilhou em primeiro lugar na categoria Manobrabilidade; em segundo lugar nas categorias Velocidade Final, Super Prime, Aceleração; e na 1ª Fase da Etapa de Projetos, além de garantir a quinta colocação geral.
Competindo contra 17 equipes, o Baajatinga mostrou garra e habilidade, refletindo o empenho e a dedicação da equipe, que o consolidaram como uma força a ser reconhecida na competição, pois desde 2019 – e com o impacto negativo da pandemia – o baajatinga não conquistou nenhum troféu nas competições nesses últimos anos. Uma reestruturação interna voltada à excelência, ao engajamento constante (endomarketing), ao registro das informações, treinamentos e validações dinâmicas advindas da atual liderança da equipe permitiram que todos chegassem nesses resultados.
O veículo foi pilotado pelo jovem Lucas Miroró (23 anos), estudante de engenharia mecânica, que deu um show no volante nas provas dinâmicas, super prime e na prova mais aguardada: o Enduro de Resistência. Nessa prova o carro é testado durante 4 horas ininterruptas.
O evento é organizado pela SAE Brasil e tem patrocínio da Ford.
Marketing
Hoje a equipe baajatinga se mantém através de patrocínios e das vendas de itens personalizados como copos, camisas, botons, chaveiros e canecas (entre outros), todos com a marca da equipe. As vendas são feitas através do Instagram @baajatinga e @lojinhabjt .Os planos para 2025 incluem a construção do primeiro veículo 4×4, e será um marco nos 16 anos de existência do projeto.