4 razões para você fazer uma boa gestão de redes sociais

Por Ricardo Banana
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Com a digitalização dos negócios, as redes sociais (que já eram importantes) tomaram o lugar de protagonista para alavancar os resultados das empresas.

Assim, levar a sério as atividades relativas às redes sociais é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio (ou seja, não deixar essa importante tarefa para o seu sobrinho ou filho fazer).

Uma boa gestão de redes sociais pode aumentar a autoridade da sua marca, e promover uma maior identificação com o público, fazendo com que os seguidores percebam a sua empresa e as suas soluções.

Segundo dados de 2020, do Centro Regional de Estudos do Brasil, 78% das empresas brasileiras possuem algum perfil em pelo menos uma rede social, enquanto 57% usam as mídias exclusivamente para fazer vendas. Por outro lado, o Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) divulgou que 85% das pessoas usam o Instagram como meio para descobrir novos produtos, enquanto 83% afirma já ter decidido fazer alguma compra em um e-commerce depois de visualizar seu perfil.

 

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Proximidade com o público

Aproveite o espaço para conversar com seus seguidores. Responda aos seus comentários e mostre-se aberto para receber críticas e sugestões.

Aliás, os canais sociais são muito mais práticos para o público tirar dúvidas. Então, caso alguém queira fazer perguntas, ofereça um suporte que seja bem mais rápido que a conversa por chats ou e-mail.

 

Fidelização dos clientes

O que faz com que as pessoas comprem de você e não dos seus concorrentes? Uma ótima gestão de redes sociais!

Mais do que a qualidade do produto em si, a forma como você se relaciona com o público também impacta diretamente na decisão de compra — principalmente para aqueles que já adquiriram o seu produto.

A ideia é que seus clientes sigam você nas redes sociais e possam entrar em contato com a marca de maneira frequente. Vendo os posts e interagindo com eles, eles não buscarão os concorrentes se tiverem uma conexão especial com você.

 

Posicionamento da marca

O consumo consciente está se tornando cada vez mais importante para os compradores. Isso significa que a forma como as empresas se posicionam em relação a determinados assuntos é um fator decisivo para comprar ou não.

É claro que o posicionamento vai depender do tipo de público que você atrai e o segmento de trabalho no qual atua, mas considere compartilhar os valores do seu negócio e deixar explícito se apoia alguma causa — seja ela social, ambiental, entre outras.

 

Oportunidades exclusivas

Mostre ao seu público que existe muita vantagem em te seguir nas redes sociais oferecendo algumas oportunidades únicas.

Você pode lançar promoções e cupons de descontos sem anunciar no site, de modo que somente quem te segue irá aproveitar — e deixe claro essa situação de exclusividade.

 

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