A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Petrolina, realizada na última quarta-feira (3), foi um sucesso devido ao trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Cidadania em conjunto com a secretaria executiva de acessibilidade, bem como com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD).
Em meio à Conferencia um fato marcante chamou a atenção de todos, quando o professor Hélio de Araújo, lembrou que o ativista Messias Tavares de Souza foi o palestrante da primeira Conferência, que aconteceu no ano de 2006 no município pernambucano de Vitória de Santo Antão. Todos ficaram comovidos, e a pedido do professor, houve a aprovação de uma moção de aplausos homenageando Messias, falecido no dia anterior em Recife.
Messias Tavares de Souza nascido em 22 de março de 1940, no município de Vitória de Santo Antão- PE, foi funcionário do Banco do Brasil e sua vida foi marcada por um grande desempenho na luta pelas pessoas com deficiência no Brasil. Messias ficou tetraplégico em 1974, em um acidente de mergulho. Como poucos ele teve a oportunidade de viajar para a Inglaterra onde conseguiu fazer a sua reabilitação. Em 1981, presidiu o 1° Congresso Brasileiro de Pessoas Deficientes realizado em Recife. Foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Pernambuco.
Por esses e outros motivos, a Moção de Aplausos foi aprovada com louvor por todos os delegados e participantes da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Petrolina.
Ascom-Cidadania
Blog do Banana
