Agricultura

9ª Vinhuvafest promove capacitações e difusão de novas tecnologias da vitivinicultura e cadeias produtivas de Lagoa Grande/PE e região

Na 9ª Vinhuvafest – Feira da Uva e do Vinho do Nordeste – que acontece desde a quinta-feira, 20, e segue até este domingo, 23, no Pátio de Eventos da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande, sertão pernambucano, a participação do público em todo o circuito da feira já supera todas as expectativas dos organizadores. E a programação técnica do evento tem sido destaque também, atraindo muitos participantes que se inscrevem de acordo com o interesse pessoal de cada um dentro da agenda técnica oferecida durante todo o evento.

As novidades do cultivo da região vitivinícola de Lagoa Grande e do Vale do São Francisco, com a harmonização unida aos demais arranjos produtivos locais, a exemplo da caprinovinocultura e do cultivo da palma, são alguns exemplos do leque de cursos e qualificações que a Vinhuvafest tem oferecido, seja dentro da Ilha do Vinho, auditório montado no local do evento, ou no Centro de Treinamento e Aprendizagem, CTA, equipamento da Prefeitura Municipal administrado pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, com capacidade para reunir 300 pessoas sentadas com total estrutura e conforto.

Neste sábado, 22, seguindo a agenda técnica da Vinhuvafest, uma mostra do sucesso das qualificações oferecidas durante o evento foi conferida com a presença do pesquisador Paulo Suassuna, palestrante que reuniu produtores, pesquisadores, agricultores e o público interessado nos cursos: A tecnologia do cultivo intensivo da palma e Fundamentos da Tecnologia do Cultivo Intensivo.

Ambos foram realizados no CTA – das 8h às 12h e das 13h às 15h – com o apoio de parceiros como o Governo do Estado, por meio do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), comandada pelo secretário Ítalo Ferreira.

“A inovação chega para o plantio e, no caso do cultivo da palma, não seria diferente. Quanto mais qualidade nesse cultivo, melhor será a rentabilidade dos criadores do animal, ao que ele pode proporcionar como carne, leite e os derivados, como os queijos, que casam muito bem com os vinhos que produzimos na região e em Lagoa Grande, agregando valor a essa cultura e ampliando mercados”, avaliou o pesquisador.

Entre cursos, workshops e capacitações, o público aprende e passa a conhecer como o semiárido pernambucano conseguiu se tornar a segunda maior região produtora de vinhos e produtos derivados da uva; as novidades do mercado vitivinicultor e como tudo isso pode alavancar o desenvolvimento nas demais cadeias econômicas, como o turismo, comércio, serviços e a cultura regional.

Na agenda de sexta, 21, o curso ‘Gestão e Liderança’, com Herbert Lima, movimentou o CTA e atraiu participação de destaque na formação. A interação entre participantes e o instrutor/palestrante, foi o diferencial da capacitação.

Seguindo a relação dos cursos, lembrar que as inscrições são feitas pelo vinhuvafest.com.br, site oficial da festa e feira, mas também no local da capacitação, como o auditório do Parque de Eventos da Uva e do Vinho. Na sexta ainda foram realizadas as capacitações  – Da roça à taça, Uma viagem sensorial com queijo de cabra, uva e vinho; e Soluções Agro Sebrae. No CTA, à tarde, o tema foi Estratégias de Promoção Internacional da Cadeia Vitivinícola da Região do Vale do São Francisco, com a palestrante Adamita Mizuno Inoue, da Apex Brasil.

Para a prefeita Catharina Garziera os debates, os seminários, as palestras e as oficinas demonstram o compromisso e a responsabilidade do evento. “Tudo foi pensado para ampliar o conhecimento, estimular novas perspectivas e aproximar profissionais, estudantes e apreciadores em um ambiente colaborativo e inspirador”, observou a prefeita.

Catharina destacou também a importância dos especialistas, sommeliers, pesquisadores e produtores para apresentar os temas da agenda técnica e de qualificação da VinhuvaFest 2025. “São inovações essenciais que visam ampliar o sucesso da vitivinicultura contemporânea e dos demais arranjos produtivos do município e região”, complementou a gestora lagoa-grandense.

A programação de cursos inclui ainda: Do Sertão para o Futuro: Agricultura 5.0 e Tecnologia Local, palestra no auditório do Parque de Eventos da Uva e do Vinho. Veja toda a programação técnica da Vinhuvafest 2025 no site  – vinhuvafest.com.br ou no @vinhuvasfest no Instagram.

A Vinhuvafest 2025 é realizada pela Prefeitura de Lagoa Grande em parceria com o Vinhovasf, governos federal e estadual, e apoio de instituições como Incra, Codevasf, Univasf, IF-Sertão, Apex Brasil e Sistema S..

Texto: Cinara Marques – jornalista
Assessoria de Comunicação
Fotos: Everaldo Souza Ramos,Isabel Dias e Santiê Comunicação/divulgação

Compartilhe: