O governador de Pernambuco, João Lyra (PSB), recebeu nesta quarta-feira, dia 6, o deputado estadual e candidato à reeleição, Odacy Amorim (PT-PE). A audiência ocorreu no gabinete do governador no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Recife. No encontro, Odacy aproveitou para levar algumas demandas e pedidos do Sertão, especialmente do Sertão do São Francisco, para discutir a viabilidade de execução junto ao governo estadual.
Na lista contaram a implantação de uma fábrica de óculos do Lafepe em Petrolina, a construção de uma Academia das Cidades no distrito de Rajada, também em Petrolina; e a construção de vilas militares em todo o estado para famílias de PMs pernambucanos, além de solicitar o apoio de João Lyra para tratar da questão dos novos municípios após as eleições com a aprovação do projeto no Senado que prevê a retomada dessa discussão no País. O deputado avaliou o encontro de forma positiva.
“Fomos muito bem recebidos e saí de lá com o sentimento de dever cumprido. Durante a reunião conversamos sobre alguns projetos nossos, e levei ofícios com demandas da nossa região”, avaliou o parlamentar, complementando que na solicitação da construção das vilas militares, o governador se comprometeu em fazer o levantamento do número de policiais que não possuem casa própria e assim iniciar a formatação de um projeto para a categoria.
“Fiz isso quando prefeito de Petrolina. Doei uma área do município para que fosse construído um conjunto habitacional destinado aos policiais militares que atuam na cidade e região. Hoje o projeto já vem sendo elaborado pela equipe do prefeito atual, Julio Lóssio. Pensei nisso como uma forma de dá tranquilidade e segurança aos PMs que vivem numa profissão delicada e muitas vezes têm que residir próximo as pessoas que eles têm que prender para cumprirem sua obrigação”, justificou Odacy que foi pelo exemplo de Petrolina que resolveu como deputado, estender a iniciativa para todo o estado e apresentando oficialmente a proposta para o governador.
O deputado solicitou ainda ao governador para liberar uma emenda de sua autoria que visa subsidiar o trabalho que realiza na retirada de animais das rodovias sertanejas para abriga-los no Parque Ecológico de Proteção ao Jumento.
“Entendo ser justo a utilização dos recursos dessa emenda de minha autoria no trabalho que realizamos no Parque, visto que estou realizando um trabalho de utilidade pública. Desde que estruturamos por conta própria a estrutura, já conseguimos reduzir em cerca de 80% os acidentes nas estradas da região ocasionadas pelos animais soltos nas vias”, revelou o deputado.
Ainda nesta questão do trabalho de retirada dos animais das rodovias no Sertão, Odacy pediu ao governador a oficialização de um convênio para que a Adagro (Agância Estadual de Defesa Agropecuária) possa fazer o acompanhamento de rotina da saúde dos animais.
“Já temos cerca de 600 animais abrigados no Parque Ecológico que inauguramos em novembro do ano passado e sabemos que é preciso oferecer todas as condições para que esse trabalho possa continuar dando certo. Acredito que o governador será sensível e atenderá esse nosso pedido”, comentou Odacy.
Outro tema levado por Odacy Amorim à audiência com o governador João Lyra visa o participação do Governo do Estado na oficialização da raça Berganês, criada do trabalho de melhoria genética do rebanho do município de Dormentes (Sertão do São Francisco), maior criador atual de caprinos e ovinos de Pernambuco.
“A pedido do Governador, protocolamos todos os ofícios e acredito que essas demandas devem ser sanadas com nossos pedidos atendidos. Quero agradecer ao Governador João Lyra por ter nos recebido e esperamos que outros encontros possa haver para que a população do Sertão tenha a atuação do governo mais de perto”, registrou Odacy.
Ascom
Blog do Banana
