Tendo em vista de que, a partir de janeiro do próximo ano, a iluminação pública será de total responsabilidade das prefeituras, por meio de uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que o Instituto LED Brasil (ILED), com apoio do Consórcio Intermunicipal do Submédio São Francisco (COMRIO) e Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), realizou, na tarde desta quinta-feira (05), um diálogo sobre Municipalização e Eficientização da Iluminação Pública: Novas Tecnologias, Desafios, Oportunidades, Casos de Sucesso e Fontes de Recursos, em Petrolina, no Auditório da Secretaria de Educação.
Já que a iluminação pública é importante para o desenvolvimento social e econômico dos municípios, segundo o representante da AMUPE, Goreti Aquino. “É importante notar que a iluminação pública, ela sai da pauta de serviços públicos e entra direto no contexto de políticas públicas. Tendo em vista de que falamos, hoje, sobre bem estar social, desenvolvimento econômico, fomento do turismo, pautados nestas circunstâncias. Estamos trazendo benefícios aos municípios, os quais irão se preparar de maneira adequada.”
Como também, ajuda a preservar o patrimônio urbano, garante o Diretor Presidente do ILED Brasil, Robson Oliveira. “Viemos, a partir deste momento, poder apresentar aos gestores públicos, as empresas e ao usuário, que o uso da iluminação pública com as lâmpadas de LED é um bom negócio. Pois, o município terá a diminuição do consumo, do custo de manutenção do equipamento, e a garantia da possibilidade da entrada de energias renováveis como a eólica e a solar. Além de poder ter mais segurança, já que os ambientes estarão melhores iluminados.”
Após toda explanação foi aberto um momento de “troca de idéias” entre todos os participantes. Nele, o Consórcio Intermunicipal do Submédio São Francisco (COMRIO), por meio do Assessor da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, Willams Bartolomeu, deu o seguinte ponto de vista. “Nós, enquanto consórcio temos o objetivo de que os nossos participantes contratem empresas especializadas neste serviço e que contenha pessoas capacitadas. Já que, agora, estamos entrando na área da infraestrutura, com a iluminação pública. E estamos fazendo uma proposição, de que o consórcio faça esta contratação, de uma equipe especializada, para que ela construa, através de um edital ou termo de referência, adequados a nossa realidade.”
Já para o Advogado e Articulador Político e de Fundos de Investimentos de Prefeituras de Pernambuco, Luciano Castro, os municípios deverão se unir para poder evitar mais gastos. “Queremos passar a mensagem a todos os gestores presentes, que se todos os prefeitos não se juntarem com a AMUPE e não tiverem uma visão que converse com as empresas do setor privado, como por exemplo, com a ILED Brasil, será uma coisa ruim, pois os municípios sozinhos, assumirão uma responsabilidade muito grande e daqui a exatos seis meses, caso eles não estejam unidos em categoria, poderam ser penalizados pelo Ministério Público e o Tribunal de Contas.”
O evento contou com a presença e explanação de especialistas em tecnologia LED, iluminação pública e energias renováveis. Da mesma forma, estiveram presentes diversos gestores públicos, secretários de vários municípios pernambucanos, técnicos e profissionais do setor, e na oportunidade lhes foram apresentados os produtos, as técnicas inovadoras e os casos de sucesso de cidades brasileiras e do exterior, as quais estão resolvendo de forma inteligente seus problemas com energia e manutenção da iluminação.
O Instituto LED Brasil é uma associação tecnológica com direção coletiva que existe há cinco anos e atua, nacional e internacionalmente, no setor de inovação, transferência tecnológica e desenvolvimento e aplicação de soluções na área de eficiência energética, iluminação de estado sólido e energia renovável. Tendo parcerias técnicos institucionais com: Itamarati, Marinha Brasileira, ONU Habitat, Fundação Clinton, Universidade de Shenzhen, UPE, Cidade de Palmas, Recife, João Pessoa, Governo Italiano, Holandês, Chinês, Dinamarquês, Americano, entre outros.
Ascom
Blog do Banana
