Cidade do sertão Pernambuco conhecida internacionalmente por sua fruticultura rica e abastada, Petrolina também se destaca quando o assunto é saúde. Ao longo de cinco anos, a gestão tem proporcionado mais dignidade e qualidade no atendimento à saúde dos petrolinenses. Hoje, o município tem uma cobertura de saúde de 74,57% maior cobertura que das cidades de médio e grande porte do Estado como Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista.
O reconhecimento de Petrolina é resultado de ações bem sucedidas como o Projeto AME, idealizado pela gestão Lossio, a partir da escuta da população feita através do programa Petrolina Participativa. “Somente com vontade política e estratégias de saúde humanizadas conseguimos avançar. Em cinco anos reduzimos a mortalidade infantil, construímos AME, reformamos e ampliamos unidades de saúde, expandimos as equipes de saúde da família, implantamos programas como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e o Serviço de Atenção Domiciliar, o SAD que têm levado mais saúde e incorporado hábitos de uma vida saudável com mais qualidade de vida aos nossos petrolinenses. Portanto, Petrolina tem muitos motivos para comemorar seus 119 anos”, afirma a secretária de Saúde Lucia Giesta.
A cidade de terra fértil tem oito unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família em funcionamento com equipes capacitadas e qualificadas para atender com presteza, dentro do princípio da humanização do cuidado, a todos que utilizam os serviços SUS. “Estamos trabalhando firmemente para entregar ainda em outubro nossa 9ª AME na região do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 5 e logo após a AME Ouro Preto. Finalizaremos o ano com dez Unidades AME entregues à população”, conta a gestora.
O padrão AME agrada os olhos da terra, mas também os estrangeiros como é o caso de Roberto Carvalho que veio visitar a namorada. “Moro em Mossoró, Rio Grande do Norte, e fiquei perplexo com a estrutura das unidades de saúde de Petrolina. Estrutura bem projetada e aconchegante, no primeiro olhar não se acredita que é um posto de saúde de um bairro para atendimento SUS”, conta o jovem que visitou a AME Roza Maria no Gercino Coelho.
Com o compromisso de construir 20 unidades AME – sete estão em construção e cinco para serem construídas, além das oito já inauguradas – o projeto ainda inclui uma unidade de referência aos servidores do município, a AME Servidor, e um centro de especializadas, na área central da cidade, a unidade de Atendimento Médico Especializado – AME Policlínica.
Padrão AME
As unidades AME, que têm a capacidade de atender uma população de 15 mil pessoas, contam com profissionais médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, profissionais do NASF, atendimento acolhedor e humanizado e sistema de prontuário eletrônico.
Cada AME é equipada com consultórios para médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, numa estrutura montada com salas de procedimentos, de marcação de exames, esterilização, curativos, pequenas cirurgias, vacinação, acolhimento, farmácia, brinquedoteca, escovódromo, almoxarifado e recepção com capacidade para acomodar 100 pessoas.
Ascom PMP
Blog do Banana
1 comentário
Petrolina tem 119 anos quau e a dessculpa farapada dessa vez.