Os sindicatos dos trabalhadores rurais do Vale do São Francisco encerraram no último dia 6, o seminário da 21ª Campanha Salarial do Vale do São Francisco, em Petrolina/PE. Com representantes da FETAPE, CONTAG, FETAG-BA, CTB e outros segmentos, os participantes construíram a pauta de reivindicações para 2015, que será apresentada aos trabalhadores em assembleia geral, no dia 7 de dezembro, durante novo encontro no SEST/SENAT, em Petrolina.
Para o diretor de política salarial da FETAPE, Gilvan José Antunis, o evento foi marcado principalmente pela participação em peso dos representantes dos trabalhadores do vale que buscam melhorias e avanços na categoria. “O evento foi construtivo tendo em vista a participação em massa dos delegados presentes, não só de Petrolina como também do vizinho município de Juazeiro (BA). Tudo transcorreu com tranquilidade, só espero que com essa 21ª campanha salarial possamos construir juntos esse processo no Vale do São Francisco”, observou.
A participação dos delegados, representantes e trabalhadores foi bem intensa durante todos os dias, refletindo o desejo de mudança e de novas conquistas para a classe. Nos debates e construções em grupo, vários assuntos foram colocados e entre as propostas mais apontadas para a campanha deste ano, estão melhorias salariais e condições de trabalho dignas.
O secretário de assalariados rurais da CONTAG, Elias D’Ângelo Borges, disse que o evento superou as expectativas e mostrou que com a motivação dos delegados, há um cenário muito mais favorável para as negociações com a classe patronal.
“O vale tem uma história de negociação de mais de 20 anos e fala por si só. Não é à toa que nós temos evoluído com boas negociações coletivas, com o bom relacionamento de trabalhadores e empregadores, melhorando a relação de trabalho. É muito importante a união entre os sindicatos que organizam esses trabalhadores tanto da Bahia quanto de Pernambuco”, completou Borges.
Imprensa STR Petrolina
Blog do Banana
