Alunos da Rede Municipal de Ensino fazem visita na Universidade do Vale do São Francisco de Juazeiro-BA (UNIVASF). O passeio faz parte do “Projeto Matemática na Veia”, criado no ano de 2014, com o objetivo de aproximar a disciplina à realidade dos estudantes do Município. “O projeto visa levar o aluno a se deparar com as várias situações que envolvam a matemática, onde ele possa aplicar as estratégias e as resoluções de problemas ao seu cotidiano”, afirma a coordenadora de ensino, Lucineide Morais.
Na Univasf, os alunos e professores encontram Natanael Roberto Santos, acadêmico do primeiro período de Engenharia Elétrica, que estudou o ensino fundamental na escola municipal Irmã Luíza Gomes, na Agrovila Massangano. Na época, ganhou três vezes a Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “Quando estudava na Irmã Luísa, sempre tive incentivo. Sempre me dedicava aos estudos até passar aqui na Univasf”, conclui Natanael.
A iniciativa contempla os estudantes do Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano do ensino regular, de fevereiro á dezembro. Este ano, a prefeitura contou com a parceria da universidade do Vale do São Francisco, que, juntas, promoveram cursos e eventos didáticos que aproximasse os jovens à matemática.
No final da manhã, todos os estudantes participantes foram homenageados no auditório da Seduc e receberam menção honrosa pela atuação no Projeto Matemática na Veia “O projeto visa levar o aluno a se deparar com as várias situações que envolvam a matemática, onde ele possa aplicar as estratégias e as resoluções de problemas ao seu cotidiano”, afirma a coordenadora de ensino, Lucineide Morais.
O secretário de Educação Heitor Leite saudou os alunos e ressaltou a importância da participação efetiva de cada um. “A dedicação ao estudo da matemática amplia o desenvolvendo de ténicas inovadoras, desafiadoras e que exige raciocínio lógico dos alunos e que serão aplicadas ao longo de suas vidas, em diversas situações, “conclue.
Ascom PMP
Blog do Banana
