Professor da Facape diz que consumidor está mais cauteloso nas compras de fim de ano: “Eles querem negociar”

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemAs festividades e o aumento da renda com o 13º salário fazem do mês de dezembro uma época propícia para o comércio. Porém, este ano as expectativas são apreensivas. O ano de 2014 não apresentou um cenário econômico positivo, segundo o economista e professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Dr. João Ricardo Lima. Isso faz com que as pessoas sejam mais cuidadosas no consumo, buscando economizar.

De acordo com o professor, a estimativa é de que o crescimento nas vendas este ano seja menor do que em 2013. O economista ainda lembra que a situação econômica do país foi muito debatida nas eleições presidenciais deste ano, deixando os consumidores apreensivos. “Assuntos como aumento dos preços, baixo crescimento do PIB, aumento da dívida pública levando a redução de investimentos e aumento das taxas de juros fazem com que os consumidores fiquem receosos com o futuro”, explicou.

A tendência, segundo ele, é de que as pessoas evitem grandes compras e dívidas a longo prazo para não comprometer a renda em 2015. Considerando esse cenário, o comércio neste final de ano deve ousar nas táticas de vendas para conseguir atingir suas metas. Ao contrário dos anos anteriores, os comerciantes vão apostar em vendas com os melhores preços de mercado e parcelamentos mais curtos.

“Os vendedores devem estar treinados para não perder vendas e ir até o limite disponível de negociação. Já os consumidores devem ir às compras preparados para negociar os preços e prazos para pagamento”, destacou.

Ascom Facape

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário