A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realiza até a próxima sexta-feira (09) o 1ª Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2015. Agentes de Combate às Endemias e supervisores visitam os 13 extratos, que englobam os bairros do município, para verificar a existência de larvas nas residências e identificar o índice para epidemia de dengue e chikungunya em Petrolina.
A cada dois meses é realizado o LIRAa com a finalidade identificar as áreas que necessitam de ações estratégicas de controle e combate ao mosquito. “Em 2014, verificamos que 90% dos focos do mosquito estão nos domicílios. A população precisa entrar nessa luta. Evitar água parada, acúmulo de lixo, medidas básicas evitam a dengue e a febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, salientou a diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino.
“Após a pesquisa, nossa equipe intensificará as ações nas áreas mais susceptíveis a proliferação do Aedes aegypti. Durante o ano de 2014 o município esteve com baixo risco para epidemia com ações intensificadas nos períodos de chuvas”, afirmou o gerente de Endemias, Jailson de Araújo.
Ascom
blog do Banana
