O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina já deu início às atividades do Núcleo de Educação Permanente (NEP) direcionadas a um público bastante diversificado como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, residentes, estudantes de Enfermagem, alunos de escolas da rede pública municipal.
Nesta sexta-feira (23) as atividades estão voltadas para a equipe multiprofissional do SAMU sobre Treinamento de imobilização e transporte de pacientes vítimas de trauma. “Esse é um dos temas bastante importante, pois frequentemente temos ocorrências envolvendo colisão entre veículos, situação muito favorável para que as vítimas tenham algum tipo de trauma”, salientou o enfermeiro e coordenador do NEP Nilton Leite.
No planejamento para o 1ª quadrimestre de 2015 estão previstas palestras com diversa temáticas como abordagem de emergências psiquiátricas, treinamento para imobilização e transporte de paciente vitima de trauma, atendimento pré-hospitalar a grandes queimados, primeiros socorros, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) entre outros.
O coordenador Geral do SAMU, Tiago Acioli, destaca que “o planejamento oportuniza uma melhor organização para o público que será capacitado como para os tutores. Temos a preocupação de preparar um material bastante completo para que possamos realizar nossos cursos com qualidade”.
O NEP promove o processo de capacitação e de educação permanente dos trabalhadores do serviço do SAMU, empresas e outras entidades para o adequado atendimento às urgências e emergências, em todos os níveis de atenção do sistema.
ASCOM-Saúde
Blog do Banana