Política

DEM QUER BARRAR FUSÃO DE PARTIDOS RECÉM-CRIADOS

imagemO líder do DEM na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), quer barrar a fusão de partidos recém-criados. O parlamentar apresentou um projeto onde os partidos políticos só possam se fundir com outras legendas cinco anos depois de terem recebido o registro por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O projeto, cujo requerimento de urgência deverá ser votado ainda nesta terça-feira (3), atinge diretamente os planos do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), que vem tentando viabilizar a recriação do Partido Liberal, atraindo parlamentares insatisfeitos com suas legendas para em seguida promover a fusão com o PSD.

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, juntamente com Valdemar Costa Neto, ambos do PR, também tentam viabilizar a criação do partido Muda Brasil, que poderia se fundir ao PR mais à frente.

A aprovação do projeto apresentado por Mendonça Filho pode ganhar um reforço do recém-eleito presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que já disse ser necessário criar mecanismos para limitar a proliferação indiscriminada de partidos políticos no Brasil.

“Com esse projeto buscamos evitar a criação de partidos que, logo após obter o registro ao Tribunal Superior Eleitoral, se fundem com outras legendas driblando a fidelidade partidária. Infelizmente, já testemunhamos situações semelhantes e até publicamente confessadas para atrair parlamentares eleitos por outras legendas para, em seguida, por meio de um processo artificializado de fusão incrementar quadros de um partido já existente”, justificou Mendonça segundo o Blog do Jamildo. (Pernambuco 247)

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *