As fantasias nas vitrines e as prévias dos últimos finais de semana já anunciavam, mas é só quando o Galo da Madrugada aparece imponente na Ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, que a ficha do folião recifense cai e ele se dá conta que sim, o Carnaval chegou. O maior símbolo carnavalesco de Pernambuco começou a ser montado nesta quarta-feira (11), pouco depois das 22h. O galo gigante, que este ano veste fraque, tem um saxofone e suas cores são, predominantemente, o preto e o amarelo, homenageia o Maestro Spok e o Clube de Frevo Bola de Ouro.
Apesar de ainda não estar com todas as peças nos seus devidos lugares, pois a montagem só deve ser concluída por volta das 16h desta quinta (12), a obra do artista plástico Sávio Araújo já anima quem, com ansiedade, espera pelo Sábado de Zé Pereira, dia do desfile do Galo. “Moro na Boa Vista e todo ano assisto à montagem do Galo. É sempre lindo demais, só não é melhor que o desfile”, afirmou a dona de casa Davilma dos Santos, 46 anos.
Por conta do processo de instalação, a Ponte Duarte Coelho estará interditada até as 14h da Quarta-Feira de Cinzas. O bloqueio acarretará a mudança de itinerário de diversas linhas de ônibus e o Grande Recife Consórcio de Transportes aconselha a população a, durante o Carnaval, pegar seu coletivo no mesmo ponto em que desceu, evitando confusões.
ENSAIO GERAL – No Marco Zero, o percussionista Naná Vasconcelos acertou os últimos detalhes da apresentação que fará com batuqueiros de 12 nações de maracatus na abertura do Carnaval do Recife. Participaram do ensaio as cantoras Tura, Fafá de Belém e Elba Ramalho.
“Apesar de já ter participado da abertura do Carnaval do Recife, nunca subi ao palco com Naná nesta data, então para mim tudo isso está sendo bacanérrimo. Tocar com esses batuqueiros e cantoras realmente emociona meu coração”, comentou Elba. (JC Online)
Blog do Banana