Os pesquisadores do centro de pesquisa da Embrapa Semiárido , localizado na zona rural do município de Petrolina, vem sofrendo muitas críticas da sociedade em relação às suas atuações no que se refere à geração e às transferências de novas tecnologias. Segundo denúncias que chegaram ao blog, os doutores e mestres estariam transferindo a responsabilidade de seus projetos de pesquisas para os bolsistas e estagiários, ou seja, deixando de exercer o seu papel de protagonista da pesquisa. O blog também recebeu denúncias de membros do SINPAF, sindicato da categoria, que confirmou as denúncias da comunidade.
Na denúncia da sociedade, o SINPAF não só confirmou a denúncia, como também questionou os altos salários dos doutores e mestres que variam de 23 a 33 mil reais, salário equivalente aos de um Ministro do STF. Além disso, o órgão afirmou que os técnicos não estariam se empenhando para ter um melhor aproveitamento nos resultados das pesquisas.
O blog está à disposição da chefia da Embrapa-Semiárido para que a instituição possa esclarecer os fatos da denúncia, já que a empresa é estratégica para o desenvolvimento do Vale do São Francisco
Nosso comentário:
A Empresa Brasileira de Pesquisa – Embrapa – vem desenvolvendo vários projetos de pesquisas em muitas regiões do pais , sendo que alguns centros se destacam mais que outros. Aqui nesse comentário, aproveito pra cobrar da Embrapa Semiárido, a relação de projetos concluídos e de viabilidade nos últimos 3 anos para os pequenos agricultores da área de sequeiro.
Blog do Banana
