Uma manhã intensa de cuidado a saúde e capacitação para os profissionais do SAMU de Petrolina marcou mais um ciclo de atividades práticas para os profissionais da urgência e emergência móvel do serviço. O foco das atividades foi voltado para as habilidades da equipe em ocorrências em paciente que estejam desacordados e inconscientes.
Na capacitação o coordenador de enfermagem do SAMU de Petrolina, Nilton Leite, mostrou todas as técnicas de uso do Desfibrilador Externo Automático, o DEA, aparelho que estimula o movimento cardíaco através de choques e impulso elétricos. “A técnica de uso é simples e fundamental para que a nossa equipe tenha ainda mais experiência em casos de vitimas com ocorrências de paradas cardíaca ou cardiorrespiratória”, disse Leite.
O coordenador Geral do SAMU, Tiago Acioli explica ainda que a capacitação orientou a vários profissionais da unidade, técnicos de enfermagem, médicos e condutores foram habilitados sobre as principais situações em que se deve utilizar o desfibrilador.
“Pacientes Inconscientes e sem resposta a estímulos, sem respirar, podem ser reanimados com o uso do desfibrilador. O DEA deve ser usado por médicos, por profissionais devidamente treinados e qualificados como policiais e bombeiros, ou por recomendação e orientação médica, pacientes com idade inferior a 8 anos devem utilizar sempre eletrodos adesivos do tipo infantil/pediátrico” concluiu.
ASCOM-Saúde
Blog do Banana
