Com o objetivo de facilitar o acesso à vacinação contra o papiloma vírus humano, o HPV, as equipes das Unidades de Saúde têm realizado a busca ativa nas escolas publicas e/ou privadas de sua área de cobertura para orientar as adolescentes sobre o vírus e imunizá-las.
As alunas das Escolas José Nunes de Santana e José Ribeiro do distrito de Nova Descoberta puderam atualizar o cartão de vacina, ao todo foram 110 meninas vacinadas. Durante a visita os Agentes Comunitários de Saúde realizaram palestra com pais e alunos sobre a doença e suas formas de prevenção.
Já no bairro Areia Branca os profissionais visitaram as Escolas Recanto, Ester Martins e Manancial nos dias 16 e 18/03 imunizando 85 alunas. “As Unidades de Saúde tem se mobilizado para facilitar o acesso ao serviço, levando as doses nas escolas. A vacina protege contra quatro subtipos do HPV, sendo que um deles é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero”, ressaltou a coordenadora de Imunização de Petrolina Jeane Moraes.
Diferentemente do ano passado, em 2015 a vacina está disponível para as meninas de 9 a 11 anos e já foram vacinadas mais de 600 adolescentes. As meninas que tomaram a 1º dose em 2014 e completaram o ciclo de seis meses devem retornar à Unidade de Saúde para dar continuidade ao esquema vacinal. “A 2º e 3ª dose devem ser tomadas seis meses e cinco anos após a 1ª dose, respectivamente. As adolescentes e os pais devem estar atentos, pois somente uma dose não protege contra a doença”, lembrou Jeane.
ASCOM Saúde
Blog do Banana