Como forma de incentivar o descarte legal de resíduos, a prefeitura de Petrolina completou três semanas do uso de espaços específicos para o despejo de restos de material de construção e poda. Como resultado, toneladas de lixo já receberam a destinação adequada, melhorando o aspecto da cidade e evitando a poluição do meio ambiente.
O trabalho de identificação dos terrenos aconteceu no início do mês de março, quando foram demarcado cinco pontos diferentes em cinco bairros, são eles Vila Eduardo, Quati, José e Maria, Centro e João de Deus. “O objetivo de demarcar esses pontos é concentrar em apenas um único espaço os restos de construção e poda; proporcionando ao mesmo tempo, que as demais áreas do município permaneçam limpas”, explicou a Secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Inicialmente foram identificados cinco pontos para adaptação e observação da efetiva funcionalidade dos pontos de descarrego. A ideia é que a partir da avaliação dos primeiros locais, que segundo os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tatyanne Lima e Giannini Barbosa, respectivamente, já é positivo; novos locais receberão a demarcação.
“A inciativa por si já é positiva. O que queremos com essa ação é mudar o comportamento dos carroceiros para que eles possam se conscientizar e utilizar apenas esses espaços para o descarte de resíduos, contribuindo com a limpeza da cidade que é feita diariamente e mantendo-a limpa”, reforçou o Secretário Executivo de Serviços Públicos Giannini Barbosa.
O trabalho faz parte ainda das ações encadeada do Programa Tudo Limpo estimulada pelo Prefeito Julio Lossio, que envolve o Programa Carroceiro Cidadão. Nessa ação, já foram emplacadas no último ano 400 carroças e os donos passaram por palestras educativas e de conscientização.
Ascom Seinfram
Blog do Banana
