A Escola Municipal Professora Maroquinha, no bairro da Areia Branca, zona central, recebeu, esta semana, quatro lixeirinhas customizadas para a coleta seletiva de lixo. Além das atividades pedagógicas de preservação ambiental, a unidade recebeu uma palestra educativa nesta terça (31) da coordenadora do Núcleo Municipal de Ensino das Ciências/NUMEC/SEDUC, Magda Feitoza. Para a entrega dos coletores, estiveram juntos do Secretário de Educação, Cel. Heitor Bezerra Leite, a promotora do meio ambiente, Ana Rúbia, e a comunidade escolar.
De acordo com o secretário Heitor Leite, a entrega das lixeirinhas é uma continuidade das ações que a Secretaria vem adotando para pôr em prática medidas relacionadas ao meio ambiente. Ele também lembrou que, desde o ano passado, a pasta cumpre com esses objetivos. “As ações que estavam previstas para começar em 2015, já foram realizadas em 2014. Mas, como elas são permanentes, damos continuidade e aprimoraremos durante este ano”, afirmou.
Já a promotora pública, Ana Rúbia, falou da sensibilidade que a Gestão Municipal assumiu com a preservação do ambiente e as medidas assumidas para a conquista dessa causa. “É muito interessante ver que a Prefeitura está comprometida com a questão de resíduos sólidos, especialmente na Secretaria de Educação, com a implementação do programa de Educação Ambiental”. Ela ainda comentou o modo lúdico e educativo como foi entregue as lixeirinhas. “Essa é a forma de nós atingirmos esse público (infantil). Nós só mudaremos a realidade se começarmos a transformação nos pequeninos”, completa.
A coordenadora de estudos de ciências do NUMEC, Magda Feitoza, lembrou que a educação ambiental ultrapassa os limites das salas de aulas ou das disciplinas. Ela considera importante que todos os profissionais do ensino estejam familiarizados e ligados ao tema. “Nós adotamos medidas educativas o ano todo. Como a Educação Ambiental deve ser feita de forma interdisciplinar, temos formadores que auxiliam os professores das escolas da Rede para que eles sejam multiplicadores desses conhecimentos”, disse.
Para a gestora da Maroquinha, Silvana Mangabeira, entregar coletores customizados e ensinar às crianças sobre a importância da correta destinação do lixo tem resultados que vão além da classe escolar. “Isso é um instrumento que estará nos auxiliando na conscientização dos alunos que, consequentemente, passarão seus conhecimentos para suas famílias e a sociedade em volta”, concluiu.
Customizando a lixeirinha
A entrega dos quatro coletores de lixo customizados à Maroquinha faz parte das mais de 100 unidades que serão entregues nas unidades de ensino na Sede e Interior de Petrolina. As lixeirinhas educativas são personificadas com nomes que lembram historinhas infantis, como: Morcânica, Papito, Plastinino, Latusco, Vidralina e Dona Alcalina.
ASCOM SEDUC
Blog do Banana
1 comentário
Boa noite. Sounds professora em uma escola n.a. cidade de Poços nao Caldas e em minha escola nao tem lixeiras seletivas. Gostaria de saber se a empresa nao poderia doar um conjunto de lixeiras para desenvolver a conscientizacao da Coleta seletiva.
Agradeço
Ridemi