O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, assegurou que o primeiro trecho do Eixo Norte do projeto de Transposição do São Francisco será entregue no próximo mês. O trecho, com 30 quilômetros de extensão, representa apenas 7,5% do canal principal do Eixo Norte do projeto, que abastecerá quatro rios, três sub-bacias e dois açudes nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Segundo o ministro, a inauguração da nova etapa deverá contar com a presença da presidente Dilma Rousseff. “Vamos estabelecer com a presidenta uma data para fazer o primeiro bombeamento”, disse Occhi.
Occhi, que nesta segunda-feira (28) esteve no Recife para a assistir a posse do novo superintendente da Sudene, João Paulo de Lima e Silva, disse, ainda, que as obras da Transposição avançam 1,2% a cada mês. Segundo ele, 78% do projeto já está concluído. De acordo com o ministro, a Transposição deverá ser 100% finalizada em 2017, mas o custo da obra poderá subir. “A revisão do preço depende de uma série de questões que estão previstas contratualmente. Aquilo que estiver no contrato vamos fazer. Acredito que a obra vai continuar. Aliás, é a única que tenho conhecimento de que as faturas estão em dia”, disse.
O projeto, orçado inicialmente em R$ 4,8 bilhões, teve seus custos reajustados ao longo dos anos e este valor atualmente está na casa dos R$ 8,2 bilhões. Quando o projeto estiver operando com 100% de sua capacidade, o governo estima beneficiar mediante a melhora da oferta hídrica para cerca de 12 milhões de habitantes da região do semiárido nordestino. (Pernambuco 247)
Blog do Banana