164
Depois de ter prometido lutar por uma Facape gratuita há 2 anos atrás e ter uma vitória esmagadora em 2013, eliminando 2 chapas fortes, o DCE se mostrou combatente; infelizmente vai terminar sua gestão esse semestre sem cumprir a maioria absoluta das promessas de campanha. Os alunos estão revoltados e cobram respostas do DCE nas redes sociais e na própria sala da entidade. Mais infelizmente não tem respostas. O blog como meio de comunicação independente e zelando pelo jornalismo com credibilidade e responsabilidade, deixa o espaço aberto para a gestão responder se cumpriu ou não as promessas feitas aos alunos na campanha. Os alunos querem saber se valeu a pena votar na chapa 2 ou se foram enganados.
Blog do Banana
2 comentários
Evidente dizer que essa reportagem de Ricardo é sem dúvida uma daquelas “clichês” do jornalismo que investiga. Alguém que todo mundo sabe dentro da FACAPE encaminhou a reportagem “pronta” e pronto. Lá está nosso ilustre amigo Ricardo Banana navegando por mares ainda não descobertos.
Pois bem, não estou aqui para defender a atual gestão do DCE. Não o faço assim por não ter carta branca para fazer e também por entender que o presidente Adonjones é consciente de suas ações perante a comunidade facapeana que o elegeu e que, com certeza, nada encaminhou para responder por estar em recuperação cirúrgica.
O DCE na sua atual gestão mudou drasticamente o jeito de ver e de discutir questões pertinentes ao corpo discente dentro da instituição. A gestão que antecedeu permaneceu estagnada sem a consonância com os anseios da classe e muito menos, sem colocar as grandes discussões na pauta com a Direção.
Não podemos radicalizar na crítica sem entender também que a própria instituição assumi para si algumas propostas de campanha. Por exemplo, a Direção investiu uma quantia boa de valores que agora não estou em mãos, portanto, não serei irresponsável em citá-las, na compra de livros para a biblioteca. Ora, essa era uma das propostas de todos os candidatos: pressionar a direção para reverter os valores das multas em livros. Mas claro que as multas nada são perante os altos custos das obras adquiridas. Outra ação de suma importante foi a eleição dos representantes de curso, os DAs. De fato ter uma representação dos cursos perante todos os conselhos ajuda na equiparação de poder e de ideias.
Portanto, dizer que o DCE não está cumprindo sua função é está longe da realidade. A atual direção assume para si a provocação constante de pautas perante a Presidência da Autarquia e perante todas as Direções, sem falar na representação legal que muitos estudantes para ter seus direitos garantidos, recorrem a mesma e que ela assim o faz perante as coordenações.
Dizer que os alunos estão revoltados foi exagero demais. Alguns aspectos precisam ser revistos? sim, claro. Nenhuma entidade nesse país sobrevive sem uma crítica forte e contumaz, porém, toda crítica deve ser carregadas de propostas que ajude no desenvolver de novas ações. O DCE cumpre sua função e mais, cumpre questionando de forma democrática os pilares de sustentação da FACAPE.
Votei no DCE e me arrependo. Vamos ter o segundo reajuste, com essa gestão que esta nos representando. Decepção total