Petrolina enviou delegados para a 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que foi realizada nos dias 12 e 13 de agosto, no Centro de Convenções em Olinda. 130 municípios participaram do evento para avaliar o desempenho das políticas públicas no estado e propor avanços, como também novas diretrizes que visam consolidar e ampliar os direitos das pessoas idosas.
O evento é uma ação conjunta da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, que integra a Executiva de Segmentos Sociais (SESS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco (CEDIP).
De acordo com a delegada de Petrolina, Maria Lucia de Souza, a dificuldade máxima é a participação da coletividade na luta pelos direitos da pessoa idosa. “Necessitamos ligar esforços para fazer valer o que está na lei. Sabemos que podemos ir mais adiante e que se abraçarmos a causa de uma vida melhor para os idosos, de fato, teremos alcançado algo grandioso”, disse a delegada.
A palestra magna ficou a cargo da psiquiatra Margarida Barros sobre o tema da conferência “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Pernambuco de todas as Idades” e, na parte da tarde, o público se dividiu em grupos por eixos temáticos (Gestão, Financiamento, Participação Política e Controle Social e Direitos Humanos).
No segundo dia a programação incluiu uma grande plenária para aprovar as deliberações debatidas e eleger os delegados que representarão Pernambuco na Conferência Nacional, em outubro.
A Conferência foi encerrada na quinta-feira (13), com uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos.
Os delegados que estiveram na conferencia representando Petrolina foram:
Sociedade Civil: Carmelucia de Sales
Francineide Santos
Eva Amorim Leal
Judite Reinalda Barbosa
Poder Público: Maria Lucia de Souza
Monica Bortoloni Gouveia
Ascom-Cidadania
Blog do Banana
