Educação

Quem tem medo de matemática?

imagemProfessores formadores do Sistema Municipal de Educação estão mudando essa mentalidade nos alunos, transformando receio em prazer de aprender

“A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”. “Para muitos o teorema de Pitágoras causa angustia ou dificuldade de aceitação devido à dificuldade de entender o conteúdo”, é assim que classifica a professora formadora Jaqueline Rodrigues. Ela e outros 11 formadores integram o setor de Ensino Fundamental – Anos Finais, da Secretaria Municipal de Educação, e buscam mudar essa visão que alunos têm sobre a matemática, português e de outras disciplinas.

Jaqueline realiza formações continuadas com educadores de Geografia. A professora afirma, que os projetos elaborados tanto na Seduc, quanto nas unidades de ensino, estão mudando a ideia de “monstro” que os estudantes têm de algumas disciplinas.

“Nossos projetos são tão bons e em colaboração com os professores da Rede (Municipal de Ensino), que eles são aperfeiçoados e usados nos anos posteriores. O que vemos são alunos interessados em matérias, antes consideradas “dificílimas”, porque buscamos apresentá-las da maneira mais qualitativa possível”, afirma Rodrigues.

Atividades como Olimpíada Municipal de Matemática, Soletramento, Feira de Ciências, Expressarte e Intercâmbio Cultural são alguns dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação de Petrolina, que, segundo o titular da pasta, Cel. Heitor Leite, são exemplos de como as ações do município estão no caminho certo. “A educação de qualidade não é feita da noite para o dia. Por isso a necessidade de planejar e executar essas formações e projetos, nas escolas, pensando no próximo passo. Os resultados que estamos obtendo é a prova disso”, conclui o secretário.

Formação, plantão e projetos

Baseando-se em três pilares educacionais, os professores formadores da Seduc realizam atividades que vão de formações continuadas, acompanhamento pedagógico do educador, até o desenvolvimento de projetos que auxiliem os docentes de sala de aula no processo de ensino do estudante.

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *