A partir de 2016, todas as Unidades Básicas de Saúde do Brasil irão utilizar o software e-SUS Atenção Básica para registrar os dados dos seus pacientes. Em Petrolina, o processo de implantação do novo sistema já começou com a capacitação da equipe de saúde da família da UBS do bairro Santa Luzia, que será a unidade teste do programa.
O treinamento é ministrado pela coordenadora de monitoramento, avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Naíra Gomes, e pela equipe do programa Telessaude. “Nesse momento da capacitação, enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas e agentes comunitários de saúde tiveram o seu primeiro contato com o sistema. A nossa previsão é que a partir da próxima semana eles já comecem a trabalhar com o programa na unidade de saúde”, contou Naíra Gomes.
“A gestão municipal vem trabalhando para qualificar cada vez mais os serviços oferecidos aos usuários. Com o e-SUS vamos reunir, em um único sistema, todo o histórico de atendimento de cada cidadão, individualmente, dando mais agilidade ao atendimento do usuário e à organização do trabalho dos profissionais de saúde”, ressaltou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.
Ascom
Blog do Banana