O Movimento A Ordem é Para Todos vem à público repudiar as declarações e o comportamento desrespeitoso do Ministro Gilmar Mendes com a OAB Nacional e a advocacia em geral, na sessão realizada ontem no Plenário do Supremo Tribunal Federal.
Os Ministros do STF analisavam ação proposta pela OAB Nacional, que requer a inconstitucionalidade das doações empresariais às campanhas eleitorais. Após passar mais de 1 ano para analisar a ação, o Ministro Gilmar Mendes, relator da matéria, proferiu seu voto em sentido contrário aos 6 ministros que entenderam pelo fim do financiamento empresarial às campanhas.
No entanto, o que nos chama atenção, e merece destaque negativo, foram as afirmações caluniosas do Ministro Gilmar Mendes, que insinuou haver “conspiração” da entidade nacional de classe dos Advogados, dando a entender que a OAB teria outras motivações para o referido pleito. A representação do Conselho Federal da Ordem solicitou a palavra para esclarecer, em Plenário, as ilações de Gilmar Mendes, que mais uma vez, em sinal de desrespeito e descortesia, alegou ocupar um cargo hierarquicamente superior ao de advogado e se retirou da sessão.
A Ordem É Para Todos segue o que diz a Constituição: a advocacia é uma função pública essencial, de igual peso, importância e responsabilidade com a magistratura, não havendo hierarquia entre advogados, membros do Ministério Público e juízes ou ministros. As relações entre as instituições devem se dar de forma respeitosa e republicana.
Nosso Movimento está comprometido com a defesa das prerrogativas por isso, em âmbito estadual apresenta como proposta a profissionalização da Comissão de Prerrogativas da OAB Pernambuco durante 24 horas por dia, com turnos ininterruptos, do sertão ao litoral, para garantir a defesa do advogado de maneira célere e eficiente.
Movimento A Ordem é Para Todos
Blog do Banana