A programação especial da Secretaria de Educação de Petrolina para a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é considerada a maior dos últimos anos, desde o início, no dia 19 de outubro. O roteiro incluiu seminários sobre jogos e robótica, oficinas de Excel avançado e novas redes sociais. Nesta sexta (23), a cronograma será concluído com a apresentação de tecnologias que serão usadas em sala de aula.
A apresentação será no laboratório de informática da secretaria, das 8h às 17h30. De acordo com os organizadores, pela manhã os professores da Rede Municipal de Ensino, que são o público alvo, conhecerão um aplicativo desenvolvido para a montagem pedagógica das aulas, na tarde, os educadores terão contato com uma rede social educativa que deve aproximar família e comunidade escolar.
Segundo a coordenadora do setor de tecnologia da Secretaria de Educação, Arlete Germânio, durante a semana da tecnologia, a pasta procurou levar aos professores, palestrantes reconhecidos na área e oficinas que sejam reaplicadas aos alunos. “Procuramos pessoas que são conhecidas por discutir o assunto com propriedade e estamos promovendo essas aulas para os docentes de informática da Rede para que eles conheçam novos meios tecnológicos que facilite a interação com os estudantes”, acerta.
O Secretário Municipal de Educação, Cel. Heitor Leite, que esteve na abertura do Seminário Tecnologia na Educação, na segunda-feira (19), aproveitou o encontro de professores de informática para falar do desempenho deles nas unidades de ensino. “Há um trabalho diário da secretaria para manter e ampliar os programas, a internet e a estrutura adequada para alcançar os estudantes e as escolas. Isso, porém, é um começo porque o esforço de vocês tem um papel diferenciador para o aluno”, disse.
Aconteceu. No primeiro dia da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, houve palestras dos especialistas da área Ricardo Bitencourt e Lynn Alves. Na terça-feira (20), uma apresentação sobre robótica do professor Henrique Braga atraiu educadores para o auditório do Palace Hotel. Na quarta (21), oficinas de Vitor Paulo Alves e João Victor Souza complementaram o conhecimento de aplicativos de apresentação e cálculos avançados dos participantes. Na quinta-feira (22), mais oficinas de elaboração de atividades educacionais com uso de softwares foram ministradas pelo educador Miguel Silva e a equipe de tecnologia da Seduc.
Blog do Banana