Professores, estudantes e profissionais da área de Ciência da Computação estiveram reunidos, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), durante três dias em minicursos, maratonas, oficinas e palestras. O 15° Encontro Acadêmico de Informática (E-Info), que este ano discutiu as perspectivas de mercado para os profissionais da Tecnologia da Informação (TI), terminou na noite desta terça-feira (10) e foi considerado mais um sucesso de público.
A programação teve início no domingo (8), com a oficina de programação – em que os participantes trabalharam com automação residencial (forma de controlar sistemas e equipamentos de maneira mais prática e eficiente) – e a maratona de programação do curso de Ciência da Computação. Na competição, as equipes tinham que resolver o maior número possível dos problemas de programação apresentados.
Na abertura oficial do evento, o auditório da autarquia ficou lotado para a palestra do maior autor de videoaulas sobre linguagens de programação do mundo, professor Neri Neitzke. Na palestra, intitulada ‘Tecnologia e Mercado de Trabalho’, o professor compartilhou sua experiência profissional e também presenteou a faculdade com exemplares das suas videoaulas, que agora estão disponíveis na biblioteca da autarquia.
No último dia do E-info, o público também prestigiou duas palestras sobre desenvolvimento de aplicativos e de jogos, com o analista de sistemas do Senai Cimatec, professor Rafael Neri, e Gustavo Melo, programador da empresa pernambucana Manifesto Games. Durante o encerramento, também foram anunciadas as equipes vencedoras da maratona de programação.
O E-info, que é organizado anualmente pelo Colegiado de Ciência da Computação, contou ainda com a participação de discentes e professores de outras instituições de ensino, além dos estudantes do curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da Facape. O encontro fez parte da programação da Semana Universitária 2015, realizada em parceria pela Facape e Universidade de Pernambuco (UPE).
6ª edição do WESS
Como parte da programação do E-info, professores e alunos também prestigiaram a 6ª edição do Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco (WESS). O evento é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Engenharia de Software (INES).
Durante a palestra, os docentes Ricardo Amorim e Thomas Rabelo apresentaram aos alunos diversas experiências de centros de pesquisa em tecnologia no exterior. Assuntos como dados analíticos de aprendizagem e ferramentas para coleta de dados na educação também foram discutidos no encontro.
“A ideia é proporcionar aos estudantes, ferramentas para ensino e aprendizagem contextualizadas. Ou seja, permitir ao aluno que acesse o conteúdo da disciplina, por exemplo, no local em que estiver”, explicou Thomas. De acordo com o professor, a criação dessas ferramentas possibilita uma melhor assimilação do conhecimento. (Ascom Facape)
Blog do Banana