Na manhã da última terça-feira (01), no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), ocorreu uma teleconferência com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) sobre Gêmeos Siameses. Na exposição estavam presentes médicos, residentes e estudantes de medicina.
Em mais uma edição do encontro mensal, a reunião abordou o tema Gêmeos Siameses, uma patologia rara. Por se tratar de uma anormalidade incomum, precisa de um compartilhamento entre unidades para conhecer melhor sobre a doença.
A discussão é de grande importância para os estudos clínicos e o dia a dia no HDM, pois se trata de uma má formação que pode ser diagnosticada nos exames de ultrassonografia do pré-natal, sendo importante que os casos sejam identificados precocemente e posteriormente encaminhados ao serviço de referência.
Para o superintendente e médico obstetra da Unidade Hospitalar, Marcelo Marques, o HDM é um serviço de referência de alto risco, portanto recebe os casos de saúde mais complexos. “Há dessa forma a necessidade de uma equipe interdisciplinar e estrutura para o adequado acompanhamento de pacientes com gestação de gêmeos siameses, bem como do seguimento desses após o nascimento”, ressalta.
ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP – PETROLINA
Blog do Banana
