O bairro Jardim Petrópolis, localizado na zona oeste de Petrolina, que já foi palco de anúncios de grandes obras por parte da COMPESA – Companhia Pernambucano de Saneamento e do governo do estado na gestão do ex-governador Eduardo Campos, ficou no meio do caminho por falta de decisão politica. Coube a CEHAB – Companhia Estadual de Habitação e Obras, órgão ligado ao governo do estado, conduzir a parte do saneamento e construção das moradias e pavimentação das ruas em parceria com a Construtora Cassi.
Na manhã desta quarta (12) a nossa equipe esteve visitando várias ruas do bairro na companhia do presidente da Associação de Moradores, o senhor Luiz Alves dos Santos. O líder comunitário está indignado com a Compesa que se esquiva diante do problema. “A Compesa é quem tem autonomia sobre a gestão do esgotamento sanitário, mas fica responsabilizando a prefeitura”, comentou Luiz.
Além do esgoto do bairro ser um verdadeiro foco de mosquitos, a lama toma conta de várias ruas, a exemplo das ruas 11, 18 , 20 e 21.
O morador José Alves, que reside no bairro há mais de 12 anos, está insatisfeito com a COMPESA e com a Construtora Cassi que não fez uma obra de qualidade. “Quando a construtora entregou a obra com 15 dias já estava dando estouramento, a mesma foi construída em 2012, portanto ainda está na garantia, já que a lei prevê que é de 05 anos a responsabilidade da empresa sobre a garantia da obra”, justificou.
Para moradora da Rua 11, Julia Soares da Silva, além do esgoto, o lixo também está encomendado. “Jogos de empurra-empurra entre a prefeitura e a COMPESA está nos prejudicando em relação a esse desmando aqui no bairro”, esclareceu.
Até o canal de escoamento de águas fluviais (de chuva) não foi concluído, o que vem provocando o alagamento em diversas ruas do bairro.