No intuito de ampliar as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Petrolina aposta em mais uma alternativa. Um espetáculo está sendo preparado e será encenado pelos agentes comunitários de saúde (ACS). A proposta visa contribuir para a conscientização da população, especialmente, das crianças e adolescentes.
Ação está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Turismo e coordenada pelo diretor teatral Marcos Velasch. Nesta sexta-feira (26), aconteceu a primeira reunião entre os agentes interessados em participar do projeto e os diretores do espetáculo, com a participação da secretária de Saúde, Lucia Giesta, e do secretário de Turismo, Iuric Pires.
“Precisamos alertar a população para o perigo do Aedes aegypti e, nesse momento, todas as alternativas são válidas. Assim como já estamos utilizando o drone para monitorar os focos do mosquito, realizando mutirões e liberando alevinos em lagoas do município, vamos promover esse espetáculo. O teatro entra na vida das pessoas de forma leve e marcante, mas com grande impacto e ninguém melhor que os AS para colaborar com essa proposta que pode ser multiplicada por outros profissionais em suas áreas. Tenho certeza que será uma ação tão exitosa quanto as que já estamos desenvolvendo”, pontuou Lucia Giesta.
Para a ACS do bairro José e Maria, Sheiliana Bezerra da Silva Brito, a ação vai contribuir não só para conscientizar a população, mas para agregar valor ao trabalho do ACS. “Essa iniciativa não chega a ser uma novidade, pois nós já desenvolvemos pequenos teatros, mas agora nós contamos com o apoio da Secretaria de Saúde e de profissionais do teatro. Isso vai melhorar a nossa forma de trabalhar. Estamos muito animados”.
A ideia é que o espetáculo percorram escolas municipais, espaços públicos e eventos municipais.
Ascom
Blog do Banana
