Procuradores da Justiça do Ministério Público de São Paulo ouvidos pela reportagem de André Guilherme Vieira teriam indicado que o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser rejeitado e a acusação por supostos crimes de lavagem de dinheiro e estelionato envolvendo o tríplex do Guarujá dificilmente será aceita, ao menos não integralmente.
Os pedidos de prisão e de abertura de processo penal contra Lula foram encaminhados à juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, titular da 4 ª vara criminal de São Paulo na quinta-feira pelos promotores de Justiça José Carlos Blat, Cássio Roberto Conserino e Fernando Henrique Araújo.
Segundo a matéria, a decisão passa por uma disputa interna do órgão pela escolha do novo procurador-geral de Justiça que ocorrerá em abril. No entanto, destaca que, apesar das divergências internas, todos concordam em dois pontos: as chances de a magistrada mandar Lula para a cadeia é próxima de zero. E, apesar do tamanho da denúncia – um calhamaço de 179 páginas em 36 volumes -, o material padece de fragilidades ao sustentar que Lula teria lavado dinheiro sendo uma espécie de beneficiário oculto de um apartamento na praia (leia aqui). (247)
Blog do Banana