Moradores de Rajada entraram em contato conosco para denunciar um crime ambiental cometido pela Compesa naquela comunidade. Os comunitários alegam que a Estação Elevatória de Esgoto de Rajada tem jogado os dejetos do distrito no riacho do Pontal, que é um afluente do São Francisco.
Pessoas ouvidas pelo blog disseram que quando há problema na bomba que joga o esgoto na estação de tratamento localizada próximo ao riacho, o acumulo de resíduos é evacuado para o curso d ´água .
No local, foi possível observar uma água com uma cor verde densa e peixes mortos. Uma das fontes informou que patos começaram a cegar depois que o despejo inadequado começou a ser efetuado devido a problemas técnicos dentro da Estação.
O governo federal implantou desde 2006 o programa de revitalização do rio São Francisco e seus afluentes. Uma da ações foi sanear todas os municípios localizados na calha do rio, entre eles Petrolina.
Diante do fato, fica o questionamento sobre o compromisso ambiental da Compesa. E, também, um pedido para que as autoridades competentes, ministério público, inclusive, possam tomar atitudes para combater este absurdo.
3 comentários
Crime parecido com este, está sendo cometido no povoado de Nova Descoberta pela Prefeitura de Petrolina.
O esgoto de todo povoado está sendo despejado fora da lagoa de esbilização, causando doenças e crime ambietal.
Denúncia…. onde está a novidade…
Ricardo não foi assim que combinamos vc colocaria a informação como reclamação minha