Ricardo Banana

Agricultores de Petrolina já podem se cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos

Os produtores rurais de Petrolina que desejam se cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) já podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para fazer seu cadastro. O Programa do Governo Federal destina cerca de R$ 1,5 milhão para a Prefeitura comprar produtos diretamente dos trabalhadores e foi lançado na última sexta-feira (10) num evento que contou com a presença do Prefeito Miguel Coelho.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho lembra que todos os produtos adquiridos através do PAA serão doados a entidades socioassistenciais cadastradas. “O PAA é muito importante porque ele busca valorizar a agricultura familiar. É um programa do Governo Federal que vem prestigiar o agricultor familiar a partir das compras dos produtos e ao mesmo tempo destina estes produtos para programas sociais da nossa cidade como Restaurante Popular, os CRAS, os abrigos, entre outros”, ressaltou Kátia.

As inscrições já podem ser feitas a partir desta segunda-feira (13) como explica a gestora da pasta. “A partir desta segunda a equipe da secretaria estará disposta e disponível para atender todos os agricultores, cadastrando, recebendo a documentação e após o recebimento desta documentação todos os dados serão colocados no sistema”, explicou a secretaria.

A agricultora, Mauricéia Marcelina, comentou os benefícios proporcionados pelo PAA. “A gente recebe este programa com muito carinho porque este PAA chegou na nossa vida para somar e para fazer a diferença na vida do agricultor. Antes de sermos privilegiados por este programa a gente produzia mas não tinha como vender. Muitas vezes levávamos para as feiras, mas sobrava muita coisa e perdia muito e hoje tudo que produzimos entregamos para o PAA”, disse Mauricéia.

Para se cadastrar é preciso apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); Cadastro de Pessoa Física (CPF); carteira de identidade; comprovante de residência; Número de Inscrição Social (NIS); Certificado Orgânico (no caso de agricultor com produção orgânica); além de um documento que comprove vínculo com a terra.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos fica localizada na Rua Santa Cecília nº 35, Vila Mocó. O atendimento na Secretaria ocorre de segunda à sexta das 7h às 13h e das 14h às 18h.

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *