A Tensão Pré-Menstrual (TMP) é bem conhecida entre as mulheres. Nessa semana, em que se comemora o Dia da Mulher, a Secretaria de Saúde de Petrolina chama a atenção para necessidade de uma boa alimentação durante a TPM.
Aproximadamente 80% das mulheres sofrem, em algum momento da vida, com os desconfortos da TPM, entre eles, aumento ou perda do apetite, além de desejo por alguns alimentos, em especial, chocolates ou doces. Os sintomas surgem em decorrência das alterações hormonais próprias deste período e variam de mulher para mulher.
A nutricionista Luciene dos Santos, ressalta que durante a TPM é importante que a mulher tenha alguns cuidados com a alimentação. “É preciso reduzir a ingestão de cafeína, sal, chocolate, carnes vermelhas, produtos lácteos e Álcool. Deve-se aumentar o consumo de fibras, legumes, vegetais, água e sucos naturais. Isso vai ajudar a reduzir alguns sintomas do período, como a irritabilidade, insônia, retenção de líquidos e a dor nas mamas”, frisou.
Ela explica que nesse período é comum a redução do apetite e o desejo pela ingestão de doces, carboidratos e massas. “Esse desejo surge devido a produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas que atua diretamente sobre o humor. Por isso, a compulsão por doces nessa fase acaba sendo bastante comum, já que o açúcar libera endorfina, uma outra substância produzida no organismo que transmite a sensação de bem-estar. É, no fundo, uma tentativa de compensar a baixa na serotonina. Para amenizar os desejos, é recomendado a prática de atividades físicas”, comentou.
Já durante o período menstrual, orienta-se o consumo de alimentos ricos em ferro, a exemplo de vegetais folhosos de cor escura junto com sucos naturais de frutas ricas em vitamina C.
Programação do Dia da Mulher
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina estará presente na 7ª edição do ‘Dia da Transformação’, evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá nesta quarta-feira (08), a partir das 9h, no Bambuzinho, em Petrolina.
O evento, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai oferecer serviços gratuitos de beleza, saúde, atendimento psicossocial e jurídico, atendimento odontológico e sorteios de brindes.
Blog do Banana