Na manhã deste domingo (25), o deputado Odacy Amorim (PT) se reuniu com os pequenos agricultores na área de preservação ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), que fica próximo ao carnal principal do Projeto Senador Nilo Coelho. Há cerca de doze anos, os agricultores já ocupam a área que corresponde a 800 hectares, produzindo várias culturas, como: banana, goiaba, caju, acerola, melancia, abobora, macaxeira, maracujá.
Depois de muita luta e muitos investimentos para colocar a área em produção, os assentados estão sendo ameaçados por um grupo de grandes empresários que querem se apropriar da área. Com apoio da CODEVASF, os empresários estão dizendo que vão recuperar a área, já que os produtores não fazem cumprir a determinação do INEMA em seus próprios lotes.
A área que já foi descartada pelo INEMA, por não ter mais características de reserva ambiental, fica em Casa Nova – BA, região de Santa Rita. Não cabe a CODEVASF pedir reintegração de posse por não ser a verdadeira dona da área.
O deputado Odacy Amorim, mesmo sendo de Pernambuco, e sensibilizado com o problema, levantou a possibilidade de uma troca por outra área com o INEMA, em outra região de Casa Nova, para fazer a compensação ambiental, já que o município tem uma grande extensão territorial. A prefeitura de poderia implantar o seu primeiro projeto de irrigação com apoio do governo do estado da Bahia de forma legalizada, ajudando as famílias que precisam se fixar na terra.
Na manhã desta segunda (26), cerca de 200 produtores, juntamente com o MST, irão se reunir com o superintendente para buscar uma saída amistosa visando regularizar o fornecimento de água e a compensação ambiental com INEMA.
Blog do Banana
