Eventos

Vale do São Francisco debate convivência com a seca durante Congresso Agrometeorologia na região

O Sertão do São Francisco sedia na manhã desta segunda-feira (14) a programação do XX Congresso Brasileiro de Agrometerologia, que segue até o dia 18 de agosto, este ano, ocorre no Nordeste brasileiro, no mesmo período em que acontece o (5º Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido- SMUD ). O evento  que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA, é promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBAGRO), e nesta edição conta com a organização da Empresa Bras ileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) e da própria Univasf.

A presidente da SBAGRO, Denise Cybis Fontana, destacou que, em 40 anos desde a sua primeira realização, em 1979, na cidade de Mossoró-RN, o evento migra entre grupos de pesquisa e entre regiões brasileiras, e essa é a primeira vez que acontece em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. “É uma região de muitos encantos, mas também de muitos desafios, os quais essa área da agrometeorologia tem muito a contribuir”, destacou.

Para o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva, foi bastante oportuno trazer o evento para o Semiárido nordestino, que enfrenta uma das maiores secas dos últimos 50 anos, afetando tanto as áreas dependentes de chuva quanto as irrigadas, também impactadas pela crise hídrica.

 “É uma oportunidade ímpar de discutir as soluções para enfrentar os desafios que ainda se põem, principalmente se for confirmado o cenário de mudanças climáticas que prevê para essa região secas muito mais recorrentes”, observou. Por isso ele destaca a realização conjunta também do 5º SMUD, fortalecendo ainda mais essa rede de pesquisa que tem oferecido alternativas para mitigação do fenômeno das mudanças climáticas e desertificação na região.

De acordo com a presidente do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Magna Soelma Beserra de Moura, esta edição teve o maior número de inscrições nos 40 anos de história do CBAGRO. Ao longo da programação, serão apresentados 678 trabalhos, sendo 549 na forma de pôsteres e 129 orais.

A programação do Congresso e do Simpósio inclui ainda uma visita técnica, que será realizada no último dia do evento, 18 de agosto. Na ocasião, os participantes poderão visitar as instalações da Embrapa Semiárido, além de empresas agrícolas, como fazendas de produção de frutas e vinícolas.

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *