Pacientes atendidos que foram ao Centro de Oncologia da APAMI nesta terça-feira (09), receberam apenas a informação de que o atendimento está suspenso. Sem esperança e sem previsão de quando os serviços serão retomados, o sentimento era de preocupação e tristeza.
A unidade é referência no atendimento a pacientes com câncer no Vale do São Francisco. Estão suspensos atendimentos ambulatoriais, internações, tratamentos quimioterápicos e distribuição de medicamentos adjuvantes para pacientes oncológicos. A APAMI tem quase 18 mil pessoas em atendimento clínico e cerca de 1.700 em tratamento direito contra o câncer. Mas está há mais de três meses sem receber recursos da Secretaria de Saúde de Pernambuco, e a dívida chega a 2 milhões e 500 mil reais. A folha de pagamento de Dezembro ainda não foi paga, e a dívida com fornecedores impede a compra de medicamentos.
De acordo com a direção da unidade, as dificuldades financeiras se justificam pelos sucessivos atrasos de repasse mensais e de dívida acumulada e progressiva, por parte da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. O Governo de Pernambuco teria que repassar em média 800 mil reais por mês à APAMI.
A Vereadora Cristina Costa visitou à APAMI, conversou com alguns pacientes e funcionários e se reuniu com o presidente da instituição Augusto Coelho, que relatou a situação financeira, e tudo que está sendo feito, com o empenho da equipe para solucionar o problema. Cristina conversou com Dr. Augusto, e explicou que já levou o caso ao deputado estadual pelo PT Odacy Amorim, da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, e se colocou como apoiadora para buscar respostas junto ao Governo e a Secretaria de Saúde. “Isso não pode acontecer. A APAMI é uma instituição indispensável para os pacientes da nossa região, e nossos parlamentares em todas as esferas precisam apoiar essa luta e reabrir o atendimento”, declarou Cristina.
Assessoria de Imprensa
Cristina Costa
Vereadora do PT