Uma manhã de homenagens na Câmara de Petrolina. A sessão ordinária do dia foi transformada em sessão solene para homenagear o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, foi entregue a Medalha de Honra ao Mérito Josepha Coelho, à mulheres de vários segmentos da sociedade petrolinense. Cada vereador escolheu também uma mulher para ser homenageada durante a sessão solene.
O prefeito Miguel Coelho abriu a sessão juntamente com o presidente da Casa, vereador Osório Siqueira, PSB. Para a vereadora Cristina Costa, do PT, que presidiu a sessão, a data tem uma conotação diferente, de lembrar de lutas, do combate à violência contra a mulher, a busca por mais espaços na política e um momento de reflexão da importância da mulher na sociedade. A ex-vereadora Terezinha Teixeira Coelho, esteve prestigiando a festa na Casa Plínio Amorim
“A gente busca sempre transformar essa sessão solene num momento de luta, de chamar a atenção do poder legislativo onde somos representadas. Também temos levado ao conhecimento dos companheiros que muitas mulheres continuam sendo assassinadas, que muitas continuam sendo vítimas de uma violência brutal e os discursos são colocados aqui à favor da mulher, mas na prática, isso continua. Temos que ter consciência que somos maioria e que temos a capacidade de mudar esse quadro”, ressaltou Cristina.
Para Cristina, Deus criou a mulher e o homem para um ser complemento do outro. “Ser igual, pois homem e mulher se complementam”, frisou a vereadora. A sindicalista Simone Paim, da coordenação regional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), enalteceu a força e garra da mulher trabalhadora.
“Nossas conquistas são diárias como é a nossa luta. Parabéns e conclamo a estarmos sempre em busca de nossas conquistas”, assinalou Simone. Ainda esteve presente na sessão a primeira dama, Lara Secchi Coelho, representantes de movimentos sociais, sindicalistas e de outros segmentos.