A Bancada feminina da Câmara de Vereadores de Petrolina, formada pelas vereadoras Cristina Costa (PT) e Maria Elena Alencar (PSB) lamentaram na sessão desta quinta-feira, 15, o assassinato da vereadora Marielle Franco, do Psol do Rio de Janeiro. A vereadora foi morta juntamente com seu motorista, Anderson Gomes, na noite desta quarta-feira, 14, no centro do Rio. A polícia suspeita de execução.
Marielle era militante dos movimentos de mulher e negro e foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2016. Em suas falas durante a sessão, Cristina e Elena, foram enfáticas em pedir justiça, apuração séria e elucidação o quanto antes do crimes brutal, mais um contra uma mulher no País.
“A cada 12 minutos uma mulher é assassinada e as mulheres negras têm sofrido mais com essa violência. A gente propõe aprovar essa moção de pesar do nosso companheiro de partido, vereador Gilmar Santos, que será encaminhada para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Peço apoio à vereadora Maria Elena para essa aprovação”, considerou Cristina Costa.
A vereadora Maria Elena acenou de forma positiva para a aprovação da moção de pesar e lamentou pela perda de mais uma mulher e militante da defesa das mulheres e das minorias. “Um crime que deve ser apurado e os culpados julgados”, considerou a socialista.
Os vereadores petrolinenses também fizeram um minuto de silêncio em memória de Marielle, logo no começo dos trabalhos legislativos do dia.