108
A data de 11 de abril é conhecida no calendário da saúde por ser o Dia do Infectologista. A celebração faz homenagem ao nascimento de Emílio Ribas, renomado e ilustre especialista atuante no campo das doenças infecciosas.
Para comemorar, o Hospital Dom Malan/IMIP ressalta a importância da especialidade, que na atualidade ocupa papel de destaque na medicina pelas ações individuais e coletivas que resultam em benefícios à toda sociedade.
No HDM, por exemplo, o profissional da área Woshington Dantas é responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), e tem como missão principal evitar que doenças se espalhem e possam atingir outros pacientes. Isso significa que a CCIH está sempre atenta para controlar e evitar casos de infecção hospitalar, tornando o serviço do HDM mais seguro.
Para conhecimento, vale destacar que a infectologia é o ramo da saúde responsável por pesquisar, diagnosticar, tratar e acompanhar doenças infecciosas e parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários, entre outros.
Os especialistas tratam de forma geral de doenças negligenciadas, relacionadas aos problemas sociais da população, doenças com pouca pesquisa, que podem gerar epidemias e pandemias; por isso, a categoria merece o reconhecimento dos serviços de saúde.
Ascom