Bastante prestigiado nesta quarta-feira, 18, no Nobile Suites Hotel, em Petrolina-PE, o workshop sobre controle biológico para combate a pragas e doenças na produção agrícola. Além das palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa Semiárido, a programação contou também com o lançamento da parceria da A&B Agronegócios LTDA, uma das principais empresas do segmento no Vale do São Francisco, com a Biovalens-Grupo Vittia, gigante do mercado na fabricação de produtos para o controle biológico de lavouras em todo o País.
No workshop, os pesquisadores, Carlos Gava e José Mauro Castro, da Empresa Brasileiras de Agropecuária Embrapa Semi-Árido, pontuaram que o uso da tecnologia do manejo de pragas e doenças na produção e sua importância dentro do controle biológico das áreas produtoras.
Segundo Carlos Gava, o controle biológico tem se consolidado como prática na eliminação das pragas e combate a doenças na lavoura. “Acompanho essa evolução da utilização do controle biológico contra a incidência de pragas e doenças na produção há mais de 16 anos. O controle biológico vem se consolidando, devido a uma maior conscientização do produtor, a pressão do mercado e a resistência cada vez mais forte do uso de agrotóxicos”, detalhou o pesquisador.
José Mauro Castro apresentou os tipos mais comuns de pragas com maior incidência na região nas culturas da Goiaba, Coco e Acerola e como vem sendo o trabalho da Embrapa na busca de soluções para o combate a esses organismos nocivos como o é nematoide. “Nosso trabalho é constante e que bom que as empresas vêm nos procurar para atuarmos conjuntamente para que o controle biológico se consolide de fato nas áreas produtivas”, comentou.
Ederson Santos, gerente de mercado da Biovalens-Grupo Vittia, frisou que o controle biológico é um caminho sem volta. “A gente ouve muito que é o futuro, mas na verdade, já é realidade. O mercado exige isso, nós precisamos disso, um produto com menos resíduos, melhorar as questões em relação ao meio ambiente, melhor qualidade e é aí que entra o controle biológico, no combate a algumas práticas que influenciaram negativamente na forma de produção”, explicou Ederson.
Para Cícero Galdino, diretor-presidente da A&B Agro, foi um evento positivo, forte presença do público alvo formado por produtores, estudantes e empresários do setor. “Isso sacramenta o compromisso da A&B com a Biovalens e com os produtores do Vale do São Francisco. O que nós queremos levar para o nosso produtor, o nosso cliente, é satisfação, qualidade, que o fará colher resultados e promover o negócio para dar sustentabilidade na atividade dele. E o objetivo de nossa empresa é levar esse diferencial para o nosso mercado”, assinalou o empresário Cícero Galdino.
O gerente de mercado do Grupo Vittia-Biovalens, reforça a importância da parceria com A&B Agro no Vale do São Francisco. Ederson frisa que o grupo empresarial sediado em São Joaquim da Barra, interior paulista, encontrou em Cícero Galdino, diretor-presidente da A&B Agro, o parceiro ideal na região, com os mesmos interesse e raciocino do grupo. “A A&B Agro é uma empresa nova ainda no mercado, porém com um grande no hall, com especialização nas culturas onde está inserida. A A&B presa muito a questão de qualidade, tecnologia e inovação, e isso vem de encontro com as nossas escolhas, a nossa atitude do Grupo Vittia”, concluiu Ederson Santos