A cidade de Ouricuri, sertão do Araripe, que foi representada pelos deputados Felipe Coelho (11 mandatos) e Gilvan Coriolano (1 mandato) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, pode recuperar a sua vaga depois de 25 anos com a pré-candidatura de Antônio Fernando (PSC). O pré-candidato conseguiu unir praticamente todas as forças políticas da cidade com exceção do prefeito Ricardo Ramos (PSDB, que deve lançar um nome de sua família contrariando as forças que defende o nome do servidor público federal.
Em entrevista exclusiva ao nosso blog, na manhã desta terça (01) durante a 22ª Festa dos Vaqueiros e Tropeiros na cidade de Santa Cruz, sertão do estado, Antônio Fernando comentou que foi um dos responsáveis pela chegada da água do Rio São Francisco ao Araripe através da Adutora do Oeste, construída ainda no governo Jarbas Vasconcelos, com as forças dos ex-deputados Osvaldo Coelho de Petrolina e Inocêncio oliveira de Serra talhada. Promete lutar pela viabilização da maior obra hídrica do sertão do Araripe.
Preocupado com a segurança hídrica no sertão do estado, o pré-candidato Antônio Fernando tem como propósito viabilizar o tão sonhado canal do sertão para assegurar água para produção e consumo humano, já que a adutora do Oeste está em seu limite, em função do crescimento da região. “Eu tenho proposta, por isso sou candidato para trazer o Canal do Sertão. Conversei com o governador Paulo Câmara. Ele abraçou o projeto e estamos conversando com os governadores da Bahia e do Piauí para viabilizarmos o projeto executivo que custa em torno de 30 milhões de reais”.
Segundo Antônio Fernando, os municípios de Casa Nova- BA, Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Bodocó, Exu, Gratino, Moreilândia, Serrita, Cedro e além de algumas cidades do Piauí seriam as mais beneficiadas com o canal. “O verdadeiro eixo norte da Transposição era esse canal, até porque ele vinha por gravidade, mas o governo de Pernambuco cochilou e o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, na época, priorizou a menor distância do Rio São Francisco para o Ceará, sem dar uma visão ampla do Canal do Sertão”, esclareceu.
Com a implantação do Canal do Sertão em regime de colonização, somente no Araripe serão implantados 70 mil hectares com geração de 70 mil empregos diretos e 280 mil empregos indiretos com um renda de 2 bilhões por ano.